O Programa Casa Verde e Amarela entrou como um substituto para o Programa Minha Casa Minha Vida em 2021.
Dessa forma, pode existir bastante dúvida sobre como o programa funciona e isso pode gerar possíveis mitos entre a população.
Contudo, esses mitos podem atrapalhar você durante seu processo de financiamento, e por isso, vamos esclarecer os principais mitos e verdades sobre o Casa Verde e Amarela.
Confira!
Financiar a casa própria demora
Mito.
O processo de financiamento pode ser demorado quando todos os documentos necessários não foram reunidos de uma só vez, fazendo que seja necessário várias idas às agências ou que o processo seja negado por falta deles.
Dessa forma, será necessário iniciar o processo novamente.
Então, tendo os documentos necessários em mãos, não é demorado financiar sua casa própria com a Casa Verde e Amarela.
As pessoas com baixa renda podem comprar um imóvel
Verdade.
O programa Casa Verde e Amarela existe, principalmente, para permitir que a população de baixa renda tenha acesso à moradia nova e de qualidade.
Visto que, as famílias que pertencem ao grupo 1 atendam aos seguintes critérios: renda de até R$2000 com taxa de juros de 4,25% a 5,25%.
Os desempregados, ao perderem seus empregos perdem o imóvel
Mito!
Embora a carteira de trabalho e estar há algum tempo na mesma empresa seja um requisito para o financiamento, uma vez que a pessoa é demitida ou sai de seu emprego, o financiamento que já está em vigor segue normalmente.
O FGTS pode ser usado no financiamento
Verdade!
No Programa Casa Verde e Amarela, seu FGTS pode sim ser utilizado durante o financiamento, seja para dar a entrada ou durante as parcelas.
No entanto, para isso, é necessário que o seu contrato de trabalho seja de pelo menos 3 anos na mesma empresa e que não haja financiamentos ou imóveis em seu nome.
Os autônomos não conseguem comprovar renda e, portanto, não financiam imóveis
Mito!
É possível que os autônomos comprovem suas rendas de diversas maneiras, seja através do extrato bancário, INSS ou declaração do imposto de renda.
Todas essas alternativas são válidas e os autônomos podem sim financiar seu imovel pela Casa Verde e Amarela.
Antecipar as prestações do financiamento é vantajoso
Verdade!
Com a antecipação de parcelas, você paga menos juros ao longo do tempo.
Dessa forma, você pode utilizar o FGTS, décimo terceiro ou até mesmo se planejar financeiramente para fazer isso.
Só é possível compor renda com o cônjuge
Mito.
Compor renda com outras pessoas permite que você consiga realizar o financiamento de imóveis de valor mais alto. Lembre-se que a parcela só pode ocupar 30% de sua renda mensal.
Contudo, todos aqueles que estiverem em sua composição de renda também são proprietários do imóvel.
Aqueles que têm nome sujo não podem financiar
Verdade.
Ter o nome limpo é um critério utilizado no financiamento de imóveis pelo Casa Verde e Amarela, afinal, o banco quer ter certeza de que você é um bom pagador.
Dessa forma, meses antes de iniciar o processo de financiamento, pesquise seu CPF, limpe-o e vá aumentando o seu SCORE.
Todos os financiamentos de imóveis são iguais
Mito.
Cada financiamento terá diferentes cláusulas e taxas de juros.
O Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, contempla famílias de 3 grupos de rendas diferentes com diferentes subsídios e taxas de juros.
Portanto, é importante procurar aqueles que fazem mais sentido para você.
Todos que já tenham um imóvel em seu nome não podem financiar um novo
Verdade.
O Programa Casa Verde e Amarela busca oferecer às pessoas de baixa renda condições especiais para que consigam sua primeira casa própria. Afinal, devido às documentações e taxas de juros, seria pouco provável que conseguissem sem o programa.
Portanto, aqueles que já têm um imóvel não são o público da Casa Verde e Amarela e não cumprem os requisitos para ter o financiamento aprovado.
Com todos esses mitos e verdades devidamente esclarecidos sobre o Programa Casa Verde e Amarela, é possível entender se você pode, de fato, participar de um financiamento através dele.
Além disso, caso tenha mais dúvidas, basta deixar na caixa de comentários e esclarecemos a você!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.