Se o seu desejo é conseguir comprar uma casa na planta com segurança, saiba que este pode ser um dos melhores caminhos a seguir, afinal é possível ter inúmeras vantagens.
No entanto, muitas pessoas acabam por ter dúvidas quanto a esse procedimento e o deixam de lado, a fim de buscar outras alternativas, as quais muitas vezes podem vir com um custo maior do que a opção anterior.
Assim, para que você possa ver as vantagens de escolher um imóvel na planta e se decidir por este tipo de compra é que este post foi criado com cinco grandes dicas.
Confira!
Por que comprar uma casa na planta?
Bem, antes de mostrar as cinco dicas que poderão lhe ajudar a comprar uma casa na planta com segurança, é preciso entender as vantagens de optar por esse tipo de negócio.
Veja algumas delas na lista a seguir:
- o preço do imóvel na planta costuma ser mais acessível do que um com as mesmas características já construído;
- há uma gama maior de opções para escolha do comprador;
- poderá haver mais facilidades de compra, principalmente se for por meio de financiamento com entrada.
Veja então nos próximos tópicos, cinco dicas muito importantes para que você consiga comprar uma casa na planta com segurança.
Dê preferência às construtoras bem consolidadas
Esta primeira dica pode até parecer óbvia, mas muitas pessoas a deixam de lado. Porém, é fundamental escolher um imóvel de construtora que tenha boas referências no mercado.
Analise suas obras anteriores, visite prédios ou condomínios de casas já construídos e faça pesquisas na internet sobre sua reputação. Tudo isso pode ser importante para que a escolha seja a mais certa possível.
Leia cuidadosamente o memorial descritivo
Caso você não saiba, o memorial descritivo é um documento que fornece de maneira detalhada as informações relacionadas à construção em si.
Nele estarão contidos dados sobre a estrutura, instalações, acabamentos, entre outros, os quais devem obrigatoriamente ser informados aos compradores.
Este é um conteúdo bastante técnico, mas que menciona pontos importantes sobre a obra e o imóvel, de modo a permitir que você se planeje com mais eficiência e direcionamento, caso queira realizar mudanças que estejam dentro de suas possibilidades financeiras.
Saiba compreender a planta do imóvel em questão
Em geral, os novos empreendimentos possuem um imóvel decorado, para você ter ciência de como serão as proporções da propriedade.
Porém, analisar a planta do imóvel que deseja adquirir e compará-la com o atual para verificar as metragens dos cômodos, pode ser uma boa alternativa para quem não tem experiência no assunto e não conta com essa facilidade de visitação.
E mesmo que você vá conhecer o imóvel decorado, é importante saber do espaço geral, pois estes costumam já estar mobiliados com itens planejados, o que faz com que se tenha uma melhor otimização dos ambientes, o que pode não ser o seu caso, principalmente se o local for compacto.
Analise também a planta 3D
Com o intuito de facilitar a leitura e compreensão da planta por potenciais clientes, as construtoras têm investido fortemente na confecção dos modelos 3D.
Ela pode proporcionar tanto uma visualização com maior riqueza de detalhes, quanto uma apreciação das imagens do futuro imóvel de maneira mais próxima possível do realista.
E esse pode ser um fator importante no momento de definir de fato se o local é ou não adequado às suas necessidades do dia-a-dia.
Procure sanar todas as dúvidas com o corretor
Pense que a compra de imóvel é algo feito a longo prazo e, por esse motivo, ficar com dúvidas não é uma opção. Portanto, procure sanar todas elas com o corretor ou profissional que esteja lhe oferecendo a proposta.
Ele está disponível para que você consiga obter informações detalhadas sobre a propriedade como um todo, antes de que feche um negócio que possa se arrepender.
No decorrer deste conteúdo foi possível conhecer os benefícios e cinco dicas que ajudarão você a comprar uma casa na planta com segurança.
Caso queira tirar quaisquer dúvidas sobre o conteúdo, não deixe de enviar seu comentário! Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.