Veja neste artigo como decorar e aquecer sua casa no inverno gastando pouco mas sem perder o chame dessa época do ano. Da só uma olhada!
É fato que, nos dias de hoje, o conceito de decoração vai muito além de somente combinar o mobiliário com os demais objetos dos diferentes cômodos da residência.
Atualmente ela visa muito mais unir esses fatores com a projeção de um ambiente que traga conforto para os moradores e possa permitir que todos tenham momentos de relaxamento e diversão, com muita elegância e aconchego.
E devido ao rigor dos dias frios, isso se torna ainda mais interessante, afinal é comum as pessoas passarem mais tempo dentro de seus lares.
Assim, foram separadas cinco grandes dicas para você decorar e aquecer sua casa no inverno, trazendo tanto a beleza quanto a funcionalidade e conforto para toda a família.
Confira!
Dê mais atenção à iluminação natural
Durante a estação de inverno, a incidência de luz natural costuma ser menor, devido ao fato de os dias serem mais curtos. Assim, manter cortinas e persianas abertas para que ela possa entrar nos cômodos é muito importante.
Isso, principalmente nos horários em que ela é mais intensa, permite não apenas uma boa luminosidade para a parte interior, mas também um melhor aquecimento dos ambientes, tudo de maneira natural.
Sabe aquela sensação de que o lado de fora está mais quente do que o de dentro? Não se trata apenas de uma sensação, na verdade isso acontece de fato.
E isso ocorre simplesmente por a área exterior estar em contato com os raios solares de maneira direta. Portanto, remova móveis que possam encobrir os vidros das janelas e também abra bem suas cortinas e persianas, como dito anteriormente, para que isso possa ser sentido também dentro de sua casa, aquecendo o ambiente.
Faça uma adaptação de sua iluminação artificial
É muito comum as pessoas utilizarem iluminação artificial fria, por uma série de motivos. Mas durante o inverno, o mais adequado para aquecer o ambiente é apostar em focos de luz quente espalhados pela casa.
E isso pode ser feito colocando luminárias ou abajures em diversos pontos inclusive durante o dia, de modo a contribuir para que espaços específicos se tornem mais iluminados e alegres.
Uma boa opção para isso, é apostar nas lâmpadas incandescentes, que ainda podem ser encontradas em algumas lojas especializadas.
Porém, se você estiver consciente de que há um gasto maior de energia elétrica durante este período e também não gostar muito dos modelos antigos, poderá escolher então as lâmpadas de LED com cor equivalente a 3000 Kelvins.
Este tipo é o que chega mais perto do oferecido pelas lâmpadas tradicionais e que consegue causar o efeito mais próximo ao obtido pela luz solar.
E além de proporcionar o melhor aquecimento dos ambientes, ele também harmoniza com eficiência quando o assunto é decoração!
Invista em uma lareira
As lareiras são bastante tradicionais na região norte do globo, mas no Brasil, ela é restrita a alguns pontos específicos, onde o inverno costuma ser mais rigoroso.
No entanto, todos que optaram por instalar os modelos tradicionais, costumam receber com alegria o inverno, mantendo aquele ritual aconchegante de se sentar em volta dela para ler, conversar, assistir à televisão ou simplesmente utilizar os dispositivos eletrônicos.
Porém, se ela já não for projetada durante a construção da casa ou apartamento, dificilmente as opções tradicionais poderão ser adaptadas, mesmo que a lareira escolhida seja com funcionamento à gás ao invés de lenha.
Mas muitas pessoas desconhecem as lareiras que funcionam com o fluido de biocombustível, e que são totalmente capazes de proporcionar o verdadeiro efeito da chama, um dos principais atrativos deste tipo de item, sem deixar de aquecer o ambiente com eficiência.
E por não gerar fumaça nem cheiro, ela dispensa a construção de chaminé ou instalação de coifa, o que permite a colocação de modo tradicional, embutida em um ponto específico da casa.
Mas se você quiser aproveitar este item apenas durante o inverno, poderá escolher ainda os modelos portáteis, que podem ser colocados sobre outros móveis, como uma mesa de centro, por exemplo, ou então posicionados no chão.
Reforce suas cortinas
As cortinas podem proporcionar efeitos bastante interessantes durante o inverno, inclusive no que se refere à decoração do ambiente, sendo também extremamente funcionais.
Durante o dia e à tarde, é muito bom que elas estejam abertas para que haja incidência de luz solar, porém quando esta for menos intensa ou então durante à noite, o ideal é mantê-las fechadas para que o espaço fique mais aquecido.
E para que se tenha um efeito ainda mais eficiente, é possível apostar em cortinas duplas confeccionadas com tecidos mais grossos e que se arrastem pelo chão.
Esse simples fato permite que se tenha ainda mais conforto no ambiente e que consiga ter uma melhor vedação das janelas, sendo muitas vezes a grande solução quando sentir que falta aconchego, mesmo que o espaço esteja decorado.
Assim, procure trocá-las por modelos mais funcionais, que deem esse efeito e que sejam feitas com tecidos mais fáceis de limpar, afinal ficará cerca de 3cm de sua barra em contato com o chão.
Coloque muitas mantas e almofadas
Colocar muitas almofadas nos sofás, camas ou em poltronas pode até parecer algo óbvio, mas muitas pessoas se esquecem desse fator e acabam por deixar passar.
E isso pode fazer com que o ambiente fique ainda mais aconchegante e aquecido, pois elas têm a função de potencializar estas duas ações.
Caso você já possua uma quantidade razoável de almofadas, procure manter as com tonalidades mais sóbrias e preencha os demais espaços do ambiente com itens em cores mais escuras ou com estampas em tons mais fechados.
Para não errar, apostar em cores mais puxadas para o bege ou cinza nas almofadas pode ser uma boa saída e, se você quiser dar mais sofisticação ao cômodo, colocar mantas de pele sintética também funciona muito bem.
Deixá-las no pé da cama ou então usá-las para cobrir o sofá na sala de estar, são artifícios que podem trazer ainda mais conforto ao local.
Agora, se você aprecia as tradicionais mantas de tricô, saiba que mesmo aquelas apenas decorativas e mais finas, podem ser jogadas sobre poltronas para proporcionar mais aconchego, inclusive visualmente.
Você já apostou em algumas destas opções para decorar e aquecer a sua casa no inverno? Conte na seção de comentários, como foi o projeto e sua experiência!
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.