Veja como utilizar cor neutra na decoração de maneira barata e prática. Confira nossas dicas e mãos a obra!
Ao contrário do que a grande maioria das pessoas acredita, utilizar cor neutra na decoração não significa que irá faltar vida e personalidade para seu lar.
Isso acontece devido ao fato de a paleta de tonalidades permitir uma grande versatilidade, não somente para sala, mas também para os quartos e outros locais da casa.
E essa tendência monocromática tem invadido todos os tipos de ambientes, mostrando que é possível apostar com segurança nos mais variados tons pastéis.
E uma das maiores vantagens que a cor neutra na decoração oferece é a sensação de maior luminosidade e amplitude do ambiente.
Além disso, uma sensação de maior tranquilidade e calma também pode ser obtida, o que é muito importante para proporcionar o verdadeiro aconchego no lar e o que muitas pessoas têm buscado nos dias de hoje.
Quer conhecer as cinco ideias de cor neutra na decoração? Então continue a leitura deste post até o final e confira!
Mas qual cor é considerada neutra?
Muitas pessoas acreditam que cores neutras se referem basicamente ao preto e branco, as quais são atemporais, ou seja, estão sempre na moda.
No entanto, algumas outras tonalidades podem se enquadrar ainda melhor nessa ampla paleta, como as que se encontram descritas na lista a seguir:
- marrom e suas variações;
- cinza e suas variações;
- off white;
Como foi possível observar, existe uma ampla gama de opções, o que permite a você não se manter fechado em um único tom.
Agora, com relação às características destas cores, as principais são que elas possuem baixa energia, reflexo e intensidade.
Ou seja, muita leveza e sofisticação podem ser percebidas quando se entra em um ambiente com decoração mais neutra.
E isso acontece independente de as tonalidades estarem nas paredes, móveis e seus detalhes ou nos diversos acessórios inseridos.
E por se tratar de uma paleta bastante versátil, eles podem ser bastante explorados e formar uma ampla variação de combinações.
Além disso, caso seja de seu interesse, poderá utilizar a paleta como complemento a outras tonalidades.
E certos materiais podem ser bastante interessantes quando se deseja trabalhar de modo a conseguir esse efeito.
Um deles é o mármore, que antigamente era comum apenas para pisos e bancadas de cozinha ou banheiro, mas que hoje em dia ganhou novos espaços.
Para dar maior sofisticação em uma sala, é comum colocá-lo como revestimento da parede principal, causando muita elegância e mantendo o estilo da cor neutra.
Se preferir, você pode substituir o mármore pelo granito, uma opção mais viável para muitas pessoas.
Bem, depois de obter estas informações, basta agora saber quais dicas poderá aproveitar para montar sua própria decoração. Veja nos próximos tópicos!
Escolha uma base neutra
Quando se inicia um projeto de decoração, a primeira coisa a se fazer ou pensar é em qual será a tonalidade base.
Isso é importante para que seja possível aplicar suas variações de tons ou então realizar combinações com os mais escuros, sem medo de cometer erros.
Assim, coloque sua cor base como centro da decoração e utilize suas variações em paredes, tapetes, sofás, mesas, entre outros.
Um bom exemplo de combinação nesse sentido é apostar no cinza como central nas paredes e um verde acinzentado como coloração para objetos.
Aplique alguns pontos de cor
Agora, se você já promoveu uma decoração neutra, mas quer quebrar um pouco essa sensação monocromática, uma boa ideia é aplicar um ponto de cor, e isso pode ser feito sem fugir do que foi proposto.
Coloque os tons bases como já mencionado e dê o devido destaque às partes menos atrativas, apostando em tonalidades vibrantes, como amarelo, laranja, vermelho, etc.
Principalmente em almofadas, livros, quadros e objetos que fiquem na decoração por um período determinado.
No entanto, para que o efeito desejado seja realmente obtido é preciso que se mantenha um equilíbrio e evite o uso de forte contraste.
Afinal, tudo isso é perfeitamente possível apostando apenas em tonalidades mais suaves, por exemplo, por meio da aplicação de três tons diferentes para a mesma base.
Além disso, aplicar cores em detalhes ou utilizar itens fabricados em madeira pode ser uma ótima alternativa para se manter no estilo neutro sem que resulte em um espaço com pouca vida e desinteressante.
Promova a harmonia
Uma das principais características que se busca ao aplicar a cor neutra na decoração é fazer combinações que promovam a harmonia no ambiente.
Ou seja, todo o projeto deve ser feito de maneira cautelosa para que se chegue a essa meta.
Na lista a seguir você confere algumas alternativas de tonalidades neutras que combinam bem entre si:
- bege, branco e preto;
- branco, cinza e preto;
- cores pasteis mais claras;
- cinza e algumas tonalidades de marrom acinzentado.
Assim, use e abuse destas combinações para definir seu projeto e colocar sua decoração em prática.
Utilize tom sobre tom
Você já ouviu falar na técnica de tom sobre tom? Esta pode ser uma boa saída para quem quer uma decoração neutra, mas não deseja aplicar cores fortes.
Ela consiste em colocar diferentes tonalidades de uma mesma cor, ou seja, é possível escolher apenas uma delas e fazer diversas combinações.
Uma alternativa é intercalar as nuances mais claras com as mais escuras e também com a base da paleta.
Um exemplo desta aplicação está no uso de off white como centro e inserir branco seco, neve, entre outros, nas paredes mais neutras do cômodo.
E essa é uma dica que poderá cair muito bem. Portanto, não tenha medo de arriscar.
Coloque diferentes texturas
Por fim, mas não menos importante, está o fato de inserir diferentes texturas na sua decoração com cor neutra.
Desta forma, é totalmente possível utilizar uma única cor e obter um efeito diferenciado para o ambiente.
Um exemplo dessa aplicação está na parede com cimento queimado com uma cor cinza e outra que possua o mesmo tom, porém tenha uma textura mais lisa, modificando apenas o material.
No decorrer desse post você conferiu cinco dicas que poderão contribuir para o seu projeto para uso de cor neutra na decoração de diferentes ambientes do lar.
Caso tenha surgido alguma dúvida sobre este material ou queira deixar sua opinião sobre este tipo de projeto, não deixe de enviar o seu comentário!
Caso tenha surgido alguma dúvida em relação a esse conteúdo, não deixe de enviar seu comentário! Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.