Confira 5 razões para morar em condomínio fechado e entenda porque cada vez mais pessoas preferem esse tipo de moradia.
Nos dias de hoje, a grande demanda de condomínios fechados que tem surgido estão atraindo cada vez mais pessoas interessadas.
Mas você sabe de fato o que as leva a escolherem esse tipo de moradia para passar boa parte de suas vidas?
No decorrer deste post você irá encontrar cinco motivos, que estão entre os primeiros a serem levados em conta durante a escolha.
Quer saber mais? Então continue a leitura deste conteúdo até o final.
Por que escolher um condomínio fechado?
As pessoas que optam por morar em uma casa com um amplo quintal podem ter diversas vantagens, no entanto, é cada vez mais comum encontrar condomínios fechados nas grandes cidades do que outras alternativas.
E um dos principais fatores que levou a isso, foi o imenso aumento na população, que está modificando a maneira como o mercado imobiliário enxerga o sistema de moradia.
Porém, optar por um local fechado, independente se casa ou apartamento, não é algo negativo nem obrigatório.
E para exemplificar todos estes fatos, veja as cinco razões que selecionamos, que se tratam de fatores cruciais para a tomada de decisão nesse sentido.
Segurança de um condomínio fechado
Falar em segurança não significa somente tomar certas medidas contra a ação de criminosos, mas também no sentimento que ela gera nas pessoas vítimas destes atos.
E o que a maioria procura nos dias de hoje é a sensação de segurança.
Ou seja, de ter a possibilidade de dormir com a janela aberta, ser avisado sempre que houver algum visitante ou entrega e até mesmo deixar as crianças brincar nas áreas comuns com maior liberdade.
Estes são apenas alguns pontos que todos os moradores de um condomínio fechado conseguem.
E, ao contrário do que você possa estar imaginando, é totalmente possível equipar uma casa com interfones, câmeras, cercas elétricas, etc.. Porém, tudo isso pode ter um custo relativamente alto.
Assim, a melhor saída para passar a ter a sensação de segurança é, de fato, optar pela residência em locais fechados.
Completa área de lazer que só um condomínio tem
Em geral, as casas possuem quintal, que pode ser pequeno ou mais amplo. No entanto, é comum o proprietário utilizar este espaço para construção.
Com isso, os moradores dessas propriedades acabam por procurar espaços públicos de lazer, como praças, parques, quadras, bosques, etc., para que consigam descanso em seu dia a dia.
Mas um problema nesse sentido é que nem todos os bairros e cidades contam com essas alternativas.
Já nos condomínios fechados, as áreas de lazer, por menores que sejam, sempre fizeram parte da estrutura e proposta do local para os moradores.
Assim, ao menos uma quadra poliesportiva existe para maior conforto de todos, podendo contar com opções mais avançadas em construções e projetos mais modernos.
Em alguns empreendimentos, uma verdadeira estrutura de clube pode ser encontrada, inclusive nos apartamentos, com:
- academias;
- piscinas;
- saunas;
- spas;
- playground;
- espaços gourmet com churrasqueira e forno à lenha e salões de festa.
Todas estas alternativas se encontram em diversos projetos, tanto para apartamentos quanto casas em espaços fechados.
Privacidade do condomínio fechado
A privacidade também é um grande fator que leva muitas pessoas a optarem por imóveis em condomínio fechado.
Isso acontece porque, somente visitantes ou pessoas estranhas terão acesso liberado após autorização do morador e passar pela portaria, isso apenas para começar este tópico.
Já nas casas, para ter algo semelhante é preciso construir muros altos, colocar portões sofisticados e manter as janelas sempre fechadas.
No entanto, caso um de seus vizinhos laterais more em um terreno mais alto que o seu, nenhuma dessas ações será eficiente, afinal, ele terá uma ampla visão de sua propriedade.
E quem não quer conviver com a visita constante de vendedores ambulantes, as casas ou apartamentos em condomínio são a melhor escolha.
Ou seja, esse tipo de situação muito comum em propriedades em locais abertos deixará de acontecer.
Problema com barulho de vizinho
Devido ao fato de terem rotinas diferentes, o descanso de um vizinho pode ser totalmente prejudicado quando outro não respeita a Lei do Silêncio.
Esta lei determina que não deverá ocorrer barulhos antes das oito horas da manhã e após às dez horas da noite.
No entanto, em casas localizadas em espaços abertos, somente a polícia poderá resolver esse tipo de situação quando acontecer.
Ou seja, o morador prejudicado terá de entrar em contato com essa autoridade para que a lei seja cumprida e a paz possa ser estabelecida.
Agora, com relação aos condomínios fechados, existe uma legislação interna que prevê o cumprimento desta importante regra.
Assim, quem não cumprir o que estiver descrito no documento poderá receber uma multa e quando o morador não for o proprietário do imóvel, as chances de ser expulsos da propriedade se fazem reais.
Outro benefício neste sentido é que para evitar conflitos com os vizinhos, basta que aquele que se sente incomodado entre em contato com a portaria, para fazer a queixa e pedir que o porteiro comunique ao autor do barulho.
Manutenção das áreas comuns do condomínio
Manter um jardim bem cuidado, uma piscina sempre limpa ou um salão de festas em boas condições é algo que custa um valor elevado e exige tempo.
Assim, ao visualizar uma casa com más condições de conservação nesses quesitos, é comum imaginar que o proprietário não possui tempo ou recursos para dedicar às devidas manutenções.
Em geral, nos condomínios fechados isso não acontece, pois sempre há uma equipe especializada contratada para cumprir cada uma dessas tarefas.
Além disso, contar com os serviços de um zelador, permite que haja fiscalização das atividades, sendo possível ter um ambiente sempre limpo e organizado.
Existe também a presença de um síndico que confere tudo o que foi feito e supervisionado pelo zelador.
O síndico é a referência a quem os moradores podem recorrer caso:
- o jardim não tenha sido cultivado com cuidado;
- a piscina não esteja totalmente limpa;
- áreas comuns estejam em mau estado de conservação.
Além disso, também vale a verificação do estado de itens de segurança, como câmeras, interfones, elevadores, portões, lâmpadas, etc.
E alguns destes equipamentos devem passar por manutenções periódicas, as quais precisam ser devidamente registradas e contar com recibo, que deve ser mostrado a qualquer morador que tenha interesse em conferir.
No decorrer deste texto você conferiu diversas razões para escolher morar em um condomínio fechado.
Você mora em condomínio? Tem alguma outra regrinha por aí? Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.