Você sabia que o grande vilão do mofo no guarda-roupa é o excesso de umidade dos períodos chuvosos? Esse período começa em novembro e vai até março.
Leia também: Box do banheiro: como limpar o vidro de maneira correta
Contudo, saiba que existem algumas dicas para evitar esse problema aconteça.
O guarda-roupas é o local perfeito para proliferação de mofo por ficar constantemente fechado. Por conta disso, ele acaba sendo um dos móveis onde o aparecimento de mofo é mais comum.
Neste texto você irá descobrir o que fazer para evitar o mofo no guarda-roupa e manter, tanto o móvel quanto suas roupas livres desse problema.
Vamos conferir?
Riscos que a presença do mofo pode causar
Antes de conhecer as dicas para evitar o mofo no guarda-roupa, é importante saber os perigos que ele pode trazer para saúde.
Um dos maiores riscos que se pode ter é com relação à parte respiratória e alérgica. Isso porque ele é super prejudicial para quem possui sinusite, rinite, asma ou bronquite.
Então fique atento e evite esse problema!
Evitando o mofo no guarda-roupa – conheça algumas dicas
A primeira coisa que pode ser feita para evitar o mofo no guarda-roupa é deixá-lo com as portas abertas por pelo menos vinte minutos, todos os dias.
Essa simples medida irá garantir que o móvel e as roupas fiquem mais arejadas. Isso irá reduzir as chances do problema surgir e também que as roupas fiquem cheiro desagradável.
Uma segunda opção é colocar bicarbonato de sódio, cal ou gesso em um potinho e deixá-lo dentro do guarda-roupas. Substitua essa solução a cada seis. Você irá conseguir bons resultados com esse truque.
Além disso, é possível ainda retirar todas as roupas de frio, como casacos e blusas de lã do guarda-roupas, deixá-las ao sol por alguns minutos e guardá-las novamente.
O que fazer quando o mofo já se alastrou pelo guarda-roupa?
Se o mofo já chegou ao seu guarda-roupas, infelizmente as dicas acima não irão servir, portanto será necessário fazer a remoção dos fungos.
Mas é preciso ter cuidado, pois o mofo é o principal causador de doenças respiratórias, como já falado antes.
Portanto, utilize luvas e máscara durante o processo de limpeza, para que não aconteça nenhum tipo de contágio.
Com relação à limpeza, primeiro você deve esvaziar o móvel e em seguida fazer a remoção do mofo com água e vinagre branco.
Leia também: Como limpar o sofá: dicas de manutenção que farão ele durar mais tempo
Desta forma você vai conseguir remover e evitar os fungos que causam o mofo, que são os causadores do cheiro desagradável e com manchas nas roupas.
Faça a aplicação com o auxílio de um pano, por toda a extensão interna do móvel, inclusive nas gavetas e porta-calçados.
Se houver mofo no guarda-roupa, a aplicação deverá ser feita uma vez por semana até que ele seja totalmente removido.
Outra opção é preparar um removedor caseiro de mofos, misturando o vinagre branco com bicarbonato de sódio.
Sendo que deve ser 240ml de vinagre para uma colher de bicarbonato, usando um recipiente fundo. Essa mistura reage formando bastante espuma.
Portanto, é preciso que você aguarde até que ela abaixe para que seja colocada em um borrifador para em seguida aplicar nas áreas com contaminação. Deixe a solução agir por dez minutos.
Passado esse tempo, retire a solução com o auxílio de um pano seco e limpo.
Agora para que o cheiro desagradável que o mofo deixa no guarda-roupas seja removido, você pode utilizar alguns sachês com cravo da Índia.
Para isso basta colocá-los em um pedaço de tecido fino ou tule e amarrar para que forme uma trouxinha.
Esse aromatizante caseiro pode durar no armário por até três meses, devendo então ser descartado e substituído.
O que fazer quando o mofo já contaminou as roupas?
Primeiramente, é importante saber que este é um problema bastante comum. Mas fique calmo pois tem solução e ela é bastante simples.
E você provavelmente já terá todo o material necessário para que suas roupas fiquem limpas e prontas para o uso novamente.
Para peças brancas, aplique água sanitária sobre a mancha. Deste modo você irá remover os fungos e também fazer com que eles deixem de se reproduzir.
A aplicação pode ser da seguinte maneira:
- misture uma xícara de açúcar em um litro de água sanitária e deixe as peças de molho por trinta minutos;
- dilua 100ml da água sanitária em 5 litros de água, deixe a roupa de molho por no máximo quinze minutos.
No caso dos dois métodos, depois de deixar de molho basta enxaguar bem e fazer a lavagem normalmente.
Assim, o ideal é aplicar um pouco de vinagre em um pedaço de pano e esfregar a mancha até que consiga removê-la.
Outra opção é colocar vinagre diluído em um balde com água e deixar as roupas de molho por no máximo vinte minutos, enxaguando bem e lavando depois deste prazo.
Neste caso o processo consiste em aquecer um pouco de leite e aplicá-lo sobre a roupa, deixando até que esta clareie. Quando isso acontecer basta colocá-la para lavar na máquina.
Por fim, se a mancha for muito difícil de ser removida, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água quente. Coloque as peças de molho e lave em seguida.
Você já passou por esse tipo de problemas? Possui alguma dica especial? Compartilhe com a gente.
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.