Devido ao aspecto moderno e as características urbanas que é capaz de fornecer, o cimento queimado tem sido uma das opções mais usadas por muitos arquitetos e decoradores.
Leia também: 10 perfis no Instagram sobre decoração para seguir e se inspirar
Além disso, ele se adequa perfeitamente aos mais variados tipos de ambiente, sendo uma das escolhas mais apropriadas para quem está em busca de inovação.
Portanto, sabendo planejar bem sua aplicação, qualquer espaço pode ganhar uma cara nova com o uso desse material.
E para lhe ajudar a obter mais informações sobre o cimento queimado, qual seu custo e se é possível prepará-lo por conta própria, é que este post foi desenvolvido.
Então, se você deseja saber mais sobre esse conteúdo, leia este texto até o final e se surpreenda!
Entenda o que é o cimento queimado
Ao contrário do que é sugerido pelo nome, o cimento queimado está relacionado pelo aspecto mais seco que sua superfície proporciona, graças ao uso do cimento em pó.
Portanto, sua denominação não tem nenhuma relação com o processo de produção por meio da queima com fogo.
Em sua composição são utilizados areia, água e cimento que se misturam e podem ser aplicados sobre a superfície de interesse, fazendo em seguida o nivelamento.
O próximo passo é despejar sobre toda a argamassa ainda fresca, o cimento em pó, o qual será responsável pela “queima” da massa mole.
Quando se seca por completo, a superfície recebe diferentes tonalidades, garantindo o aspecto queimado e se tornando um grande item de decoração.
Quanto à aplicação, em geral ela é mais comum no chão, ou seja, como uma espécie de piso.
No entanto, muitas pessoas apostam no efeito interessante que essa técnica pode causar em paredes e até mesmo bancadas ou pias.
Geralmente, uma superfície revestida com cimento queimado não terá as divisórias que os rejuntes proporcionam.
O que é conhecido como monolítico, ou seja, totalmente lisa, o que gera uma sensação de maior amplitude.
No entanto, para ambientes com grande extensão, pode haver algumas poucas divisões produzidas pelas juntas de dilatação.
E isso é fundamental caso o espaço onde o material está sendo aplicado tenha uma grande extensão.
Mas é comum encontrar superfícies com aspecto de cimento queimado, porém com muita aplicação de rejunte.
Na verdade, esse material não se trata exatamente do cimento queimado, mas sim de algo com textura e tonalidades semelhantes.
Produzindo o cimento queimado
Produzir o cimento queimado pode não ser algo muito complexo, no entanto, diversos materiais e utensílios serão necessários.
Você irá precisar, a princípio, de cimento comum, adesivo de PVC, areia média e água como materiais básicos.
Agora, em relação aos utensílios, será necessário régua de pedreiro, desempenadeira de aço, peneira para areia e colher de pedreiro.
Antes de iniciar o processo de produção, é preciso ter ciência de que diferentes proporções no que se refere à quantidade de aplicação dos materiais para formação da argamassa devem ser usadas, seguindo as orientações do fabricante.
Estas informações podem ser obtidas na embalagem dos materiais, com o vendedor do produto ou até mesmo com os profissionais responsáveis pela obra em si.
Em seguida, é recomendado que você aplique fita crepe nos cantos do ambiente ou na parede e, caso a aplicação seja na parede, cubra o chão, a fim de evitar respingos e manchas indesejadas.
Em seguida, é preciso colocar na posição desejada as juntas de dilatação na superfície a cada dois metros.
Isso é importante para que a superfície seja preparada e que o cimento seja aplicado de maneira correta por todo o espaço.
Alguns produtos utilizados para preparação do cimento queimado exigem que seja aplicado, nesta etapa do processo, o primer em toda a dimensão onde se deseja fazer a decoração.
Ele é usado para que se melhore a aderência do cimento em locais com maior porosidade ou tinta, agindo como uma espécie de selante.
No entanto, caso seja realmente necessário esse tipo de preparação, as indicações irão aparecer na embalagem do produto para fabricação do cimento.
Passo a passo de como fazer piso com cimento queimado
- passo 01: remover qualquer vestígio de sujeira, poeira, óleo ou outros fragmentos que prejudiquem a aderência ao chão. Lembre-se de permitir que o solo fique bem seco antes de iniciar a aplicação;
- passo 02: umidifique na forma de chapisco a superfície utilizando o adesivo PVA, um produto específico para este tipo de aplicação. Não utilize água para isso;
- passo 03: aplique então a nata, uma mistura do cimento adesivo PVA e água, colocando a argamassa antes da secagem dessa nata. A argamassa precisa conter uma altura de três centímetros;
- passo 04: faça o nivelamento da superfície utilizando a régua de pedreiro (de nivelamento);
- passo 05: peneire o cimento em pó seco e aplique-o sobre a argamassa ainda fresca. É importante peneirar o pó para que o polvilhamento não gere grupos sobre a aplicação;
- passo 06: deixe que ocorra a aderência da massa por pelo menos dez minutos e, em seguida, use a desempenadeira de aço de maneira circular para nivelar a superfície. Criando novos desenhos com o pó de cimento, dando um acabamento diferente e facilitando a aderência de outros materiais;
- passo 07: é o momento da secagem da superfície. Para que seja efetiva, o sol não deve incidir direto durante as 72 primeiras horas, e deve-se umidificar a superfície de 08 e 12 horas, por cerca de cinco dias. Afinal, a secagem deve ser úmida e lenta, deixando que seque por completo apenas quando a superfície estiver totalmente curada;
- passo 08: finalize o cimento queimado aplicando uma camada de impermeabilizante (cera ou resina para concreto), que podem garantir ainda mais beleza à decoração.
Como colorir o cimento
Se você desejar atribuir cores à superfície com cimento queimado, poderá peneirar junto ao pó, o chamado pó xadrez.
Lixar e lavar muito bem depois de seco e antes de que seja aplicado o impermeabilizante, pode dar um toque de elegância e permitir que a superfície não fique com excesso de porosidade, evitando o acúmulo de sujeira.
Neste post foi possível conhecer como produzir o cimento queimado, o qual tem um custo de R$80 a R$110 por metro quadrado, dependendo de fatores como fabricante, etc.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo!
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.