Realizar o sonho da casa própria é o desejo da maioria da população brasileira e muitos acreditam que é preciso ter alta renda comprovada para que o financiamento seja aprovado. O que muitos não sabem é que é possível também comprovar renda sem carteira assinada.
Nos próximos tópicos você irá descobrir o que é preciso para comprovar renda sem carteira assinada, a fim de conseguir realizar o sonho de ter o seu próprio imóvel.
Continue a leitura e tenha acesso a todas essas dicas!
Como comprovar renda sem carteira assinada
Todos os trabalhadores formais conseguem facilmente comprovar sua renda por meio de holerites ou contracheques dos últimos três meses, emitidos pela empresa onde foi registrado.
Porém, todos aqueles que trabalham de maneira informal, seja um profissional autônomo, prestador de serviços ou microempreendedor possuem certa dificuldade para comprovar sua renda.
Por isso, separamos algumas dicas para você comprovar renda sem carteira assinada.
Leia também: Saiba qual a renda mínima para financiar um imóvel pela Caixa Econômica
Autônomo e trabalhador informal
Boa parte da população brasileira exerce algum tipo de trabalho sem vínculo, sejam como autônomos ou trabalhadores informais, dentre eles artistas, pescadores, marceneiros, mecânicos, eletricistas, etc.
Porém, ignorar estes profissionais que exercem funções importantíssimas em nossa sociedade, não permitindo que eles tenham acesso a um financiamento para casa própria não seria algo justo.
Por esse motivo, diversas instituições financeiras e também alguns programas do governo passaram a aceitar outras formas para que eles consigam comprovar renda sem carteira assinada.
Bem, agora chega o momento então de conhecer algumas maneiras de ter essa comprovação. Confira!
Tornando-se MEI
Todos os profissionais informais que optam por se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) começam a ser vistos com maior apreço por bancos e instituições financeiras, quando se trata de comprovar renda sem carteira assinada.
Esse tipo de formalização garante ao trabalhador a possibilidade de emitir uma série de documentos, como por exemplo, as notas fiscais, os quais podem ser usados como comprovantes de renda para a aquisição de um financiamento.
Leia também: Documentos necessários para comprar um imóvel: veja a lista completa
Documento para declaração do Imposto de Renda
No caso dos profissionais que atuam de maneira informal, ou seja, que não possuem holerites para comprovação do orçamento, isso poderá ser feito por meio da apresentação das Declarações de Imposto de Renda.
Desta forma será possível mostrar que houve rendimentos de maneira contínua, além de poder demonstrar outras fontes de obtenção de lucros, como os relacionados a aplicações financeiras, aluguéis de imóveis, investimentos em ações, etc.
Emissão do DECORE para comprovar renda
Primeiramente, qualquer Pessoa Física consegue emitir o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) a fim de se conseguir comprovar renda sem carteira assinada.
Porém, este é um documento que só poderá ser expedido por um contador que possua uma inscrição regular no órgão regional de competência.
Portanto, para que se tenha acesso a ele, é preciso contratar os serviços de um profissional da área.
Sua emissão é rápida e pode ser feita via internet.
Contudo, para que haja um preenchimento adequado, o contador irá precisar de quaisquer comprovantes que o trabalhador tenha recebido que confirmem que foi ganho qualquer espécie de remuneração.
Dentre estes documentos comprobatórios estão:
- contratos de prestação de serviços;
- contrato de vendas de bens;
- escrituras de vendas de imóveis;
- pró-labore;
- comissões;
- aluguéis ou arrendamentos.
O contador une então todas as informações e comprovantes obtidos em um único documento para que facilite o processo.
Leia também: Seu financiamento na Caixa foi negado? Veja o que fazer!
Não possuir restrições ao crédito
Agora que você já sabe como comprovar renda sem carteira assinada é importante ter ciência de que não adianta ter todos os documentos comprobatórios se obtiver algum tipo de restrição ao crédito em órgãos como SCPC e SERASA.
Porém é importante ressaltar ainda que, caso necessário, o interessado poderá se utilizar de diversos documentos comprobatórios.
Para conseguir esses documentos, basta o interessado contratar os serviços de um contador devidamente regulamentado.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse conteúdo, envie sua mensagem para que seja possível lhe ajudar! Siga a RPS no Facebook e Instagram para acompanhar todas as novidades.