Comprar uma casa pode até parecer uma tarefa fácil, mas na verdade escolher o bairro ideal para morar é algo que requer uma análise cuidadosa, afinal é preciso levar em conta diversos fatores.
Alguns dos pontos que precisam ser observados são a proximidade com trabalho, escola, centros comerciais, de saúde, etc., se a vizinhança se adequa ao que você procura, como é o transporte e as vias de acesso, entre outros.
Assim, para contribuir com sua compreensão é que este post foi desenvolvido, contendo sete importantes dicas que irão auxiliar na hora de escolher o bairro ideal para morar.
Então continue a leitura até o final e confira!
Dica #1 – escolha com base em sua rotina
Um dos fatores mais importantes que devem ser considerados na hora de escolher o bairro ideal para morar é sua distância de locais como escola, trabalho, etc., pois são os que você mais irá frequentar em seu dia a dia.
Mas se isso não for possível, ou seja, não tendo escolas nas proximidades ou não ficando próximo ao seu trabalho, procure verificar se as vias de acesso são facilitadas e confiáveis.
Dica #2 – analise como é a vizinhança
Verificar como é a vizinhança do bairro em que pretende viver é muito importante para quem busca melhor qualidade de vida, afinal nem todo mundo gosta de vizinhos festeiros ou de estar próximos a bares, boates, etc.
E mesmo que você goste de um pouco de badalação, em certos momentos do dia ou então se atue em regime de Home office, irá desejar uma certa tranquilidade para que consiga descansar ou se concentrar em suas tarefas.
Dica #3 – analise a infraestrutura do local
Ruas com bom sistema de iluminação, transporte público eficiente, boa rede de abastecimento de água, de tratamento de esgoto e de segurança também são itens fundamentais e que devem ser levados em conta na hora de escolher o bairro ideal para morar.
Além disso, é interessante que verifique também se as ruas e calçadas se encontram em bom estado de conservação e se existe um fácil acesso a pontos comerciais.
Dica #4 – priorize sua segurança
Já mencionamos, mas vale a pena destacar que a segurança é algo fundamental na hora de escolher o local em que você e sua família irão morar.
Assim, procure descobrir se há um sistema de vigilância, seja ele público ou privado e se existe policiamento e seus departamentos na região, de modo a transmitir uma sensação de maior tranquilidade.
Dica #5 – não se esqueça dos momentos de lazer
Como nem só de trabalho vive o homem, verificar se existem opções de lazer, relaxamento e diversão nas proximidades também é muito importante e proporciona maior qualidade de vida.
Portanto, vale a pena descobrir e dar preferência aos bairros que possuam shoppings, clubes, teatros, cinemas, restaurantes, bares, lanchonetes, parques, etc.., para que consiga bons momentos em família, se divertindo, exercitando e tendo contato com a natureza.
Dica #6 – faça visitas ao bairro em diferentes horários
É muito comum que os bairros tenham características diferentes em momentos específicos do dia, podendo por exemplo, serem bastante tranquilos pela manhã, mas com maior agitação durante à tarde ou noite.
E para que não tenha nenhum tipo de surpresa quando fizer sua mudança, é interessante que você faça visitas em momentos alternados ao local.
Dessa forma você consegue descobrir quais são as características que ele apresenta em cada período do dia.
Dica #7 – faça anotações sobre todos os pontos observados
Depois de conhecer todas estas dicas, é o momento de anotá-las em um papel e verificar quais são os pontos positivos e negativos de cada bairro que você visitou.
Isso permite que você coloque todos os itens observados em ordem de importância, facilitando então a escolha do melhor lugar para que você e sua família passem bons momentos.
Ao longo deste conteúdo foi possível apresentar sete diferentes dicas para você que deseja escolher o bairro ideal para morar, com maiores chances de acerto.
Caso tenha surgido alguma dúvida, não deixe de enviá-la em nossa seção de comentários!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.