Aprenda a fazer um terrário de plantas para decorar sua casa gastando pouco em alguns passos simples. Confira.
E ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso um amplo espaço ou horas dedicadas ao seu cultivo para que elas vinguem e fiquem cada vez mais belas e perfumadas.
Quer aprender de uma vez por todas como fazer um terrário de plantas e aproveitar para trazer o máximo de aconchego à sua decoração? Então continue a leitura deste post até o final e confira todas as nossas dicas!
O que é um terrário de plantas?
Também chamado de mini jardim, o terrário de plantas se trata simplesmente de uma adaptação que pode ser levada para dentro de casa e que possibilita agradar ainda mais aos amantes de jardinagem.
Ele consiste basicamente em cultivar plantas em recipientes abertos ou fechados com o auxílio de componentes naturais, os quais possibilitam que elas tenham um crescimento e desenvolvimento sem grande esforço.
Leia mais: Plantas de sombra: dicas de quais plantas escolher para ter dentro de casa
Seu principal intuito é permitir que se tenha um ecossistema que necessite de pouco ou nenhum cuidado e que possa contribuir com a decoração, ocupando uma posição de destaque graças à sua beleza!
E se você acha que somente a sala pode receber um terrário de plantas, saiba que ela cai muito bem também em quartos, áreas externas ou até mesmo em seu escritório.
Montando seu terrário de plantas
Fazer seu próprio terrário de plantas pode ser algo simples e que não resulta em custos muito altos.
Para isso você irá precisar dos seguintes materiais:
- um recipiente para acomodar suas plantas (pode ser qualquer coisa, inclusive garrafas de vidro, taças, etc.;
- pedra cascalho;
- areia;
- carvão vegetal;
- terra de boa qualidade;
- as plantas que deseja cultivar;
- pedras coloridas ou areia de aquário para decoração (opcional(.
Depois de saber quais são os materiais que irá precisar para montar seu terrário de plantas, é o momento de conhecer o passo a passo para sua confecção.
Veja quais são eles na lista a seguir:
- #1: preencha o fundo de seu recipiente com uma camada de pedra cascalho;
- #2: cubra a camada de pedra cascalho com outra de areia, usando aproximadamente a mesma proporção para os dois materiais;
- #3: se o recipiente for médio, coloque cerca de 1cm de carvão vegetal, caso seja menor diminua essa quantidade e, se for maior, pode adicionar cerca de 2cm do material;
- #4: acrescente a terra em quantidade suficiente para que haja espaço para a raiz de sua planta crescer e ficar totalmente coberta;
- #5: coloque suas plantas, procurando deixá-las bem firmes para que não corram o risco de tombar;
- #6: se quiser dar um toque divertido ao terrário, acrescente a areia de aquário ou as pedras coloridas pela superfície, mas fique atento para que esses materiais não cubram suas plantas;
- #7: se quiser observar como é o ciclo de desenvolvimento de suas plantas, pode adicionar uma tampa sobre o recipiente, mas nesse caso será preciso regá-las com delicadeza antes que a tampa seja colocada (este passo não é obrigatório).
No decorrer deste post você conferiu o passo a passo sobre como fazer um terrário de plantas para decoração, além de outras informações sobre o tema.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de enviar seu comentário!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.