Descubra como financiar uma casa ganhando pouco e veja como tantos brasileiros estão realizando o sonho da casa própria com o CVA.
Ter uma casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros.
Contudo, cerca de 70% da população do País vive com menos de 2 salários mínimos por mês, então, pode parecer um desejo longe de ser realizado.
Na verdade, parecia, pois vamos te mostrar neste texto algumas recomendações para que você consiga sim entender como financiar uma casa ganhando pouco.
Está preparado?
Organize suas finanças
Um dos primeiros passos para conseguir comprar uma casa ganhando pouco é organizar suas finanças.
Para isso, comece anotando qual é sua renda, ou seja, quanto você recebe por mês e siga anotando suas despesas fixas e variáveis.
Esse raio x financeiro vai te ajudar a mapear aquilo que é realmente necessário e quais são os possíveis gastos que você pode diminuir a fim de economizar.
Essa não é uma tarefa fácil, mas para realizar o seu sonho com certeza vale a pena.
Depois disso, o ideal é que você pense onde poderá investir seu dinheiro de maneira segura. Uma boa dica é a renda fixa e o tesouro direto, onde não há chances de perdas financeiras como investimento em bolsa.
Renegocie dívidas e quite todas elas
Durante sua organização financeira, você pode se deparar com alguma dívida esquecida ou que está sem pagar há algum tempo que possa ter deixado seu CPF em estado de inadimplência.
Contudo, para realizar financiamentos, é necessário que seu CPF esteja livre de débitos.
Portanto, tente renegociar essas possíveis dívidas e tente quitá-las o mais rápido possível, de modo que quando você for iniciar o processo de financiar sua casa, seu cadastro de pessoa física já esteja completamente limpo.
Pesquise antes de comprar
Antes de iniciar seu financiamento, é necessário que você conheça todas as suas demandas e o que você espera e precisa do seu novo imóvel.
Para isso, faça uma lista de tudo que você deseja que sua casa tenha, quantidade de cômodos, o que deverá ter em sua proximidade, bairros da sua cidade que você prefere e tudo mais.
Ter esses dados claros, junto com as informações financeiras vai contribuir para uma escolha mais assertiva e uma busca menos cansativa e confusa.
Além disso, será possível entender se o imóvel que você pretende comprar está dentro do orçamento disponível, se é necessário economizar mais ou procurar melhores financiamentos.
Programa Casa Verde e Amarela
O Casa Verde e Amarela (CVA) é um programa governamental de auxílio à aquisição de uma casa ou apartamento para famílias de baixa renda.
Neste programa, que substitui o Minha Casa Minha Vida, existem 3 faixas de rendas que podem receber subsídios do governo federal e melhores taxas de juros durante a compra de uma casa, sendo elas:
- Faixa 1: Renda mensal de até 2 mil reais, subsídio de até R$45mil, juros de até 5% ao ano.
- Faixa 2: Renda de até 4 mil reais, subsídio de até R$29 mil, juros de até 7% ao ano.
- Faixa 3: Renda de até 7 mil reais, juros de até 8,16% ao ano e sem subsídios.
Dessa forma, se você está dentro de alguma dessas faixas de renda, é possível que você consiga entender melhor como financiar uma casa ganhando pouco, com altas possibilidades de realizar o seu sonho!
Utilize o FGTS
Na CVA e em outros tipos de financiamento, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para a amortização de parcelas ou como entrada durante a compra do imóvel.
Para isso, basta que o comprador esteja trabalhando de carteira assinada pelos últimos 3 anos, não tenha outro imóvel em seu nome e que esteja comprando a casa na mesma cidade em que reside e trabalha.
Logo, se você se enquadra nesses critérios, poderá sim tentar financiar sua casa própria.
Como financiar uma casa ganhando pouco, uma realidade
Agora que você já entendeu como financiar uma casa ganhando pouco, basta começar a fazer algumas das ações citadas no texto e começar a construir o seu sonho da casa própria!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.