Com o crescente aumento na oferta de vagas para home office e também devido à pandemia, ganhar dinheiro trabalhando em casa se tornou a única opção para uma boa parcela da população.
Porém, o que muitos acreditam é que ter seu próprio negócio em casa ou trabalhar de maneira autônoma é fácil e não exige planejamento, dedicação e principalmente foco.
Porém isso é fundamental para evitar o grande número de distrações que o home office pode proporcionar.
Mas no decorrer deste texto você irá descobrir diversas dicas que lhe ajudarão a ganhar dinheiro trabalhando em cassa.
Leia este post até o final e conheça também seis diferentes atividades para fazer no conforto do seu lar.
O que é preciso para trabalhar em casa?
Em primeiro lugar, como já mencionado, uma das principais características que é preciso ter para ganhar dinheiro trabalhando em casa é o comprometimento com o projeto.
Seja qual for sua idade, ramo de atuação ou tipo de negócio, sem comprometimento, foco e determinação, você poderá ter grandes dificuldades em atingir seus objetivos e fazer com que seu projeto cresça.
O próximo passo é definir se seu principal interesse é em atuar como colaborador contratado de uma empresa ou se é ter seu próprio negócio, e esse último inclui os trabalhos freelancer.
No caso da contratação, seu salário é fixo e garantido mensalmente, mas quem irá determinar a quantia é a empresa para a qual você for selecionado.
Já no caso dos freelancers, o rendimento poderá ser maior, mas o próprio profissional é que terá que correr atrás de novos clientes e fazer sua promoção, a fim de se tornar conhecido dentre os demais trabalhadores informais.
Ganhar dinheiro trabalhando em casa com serviços informais
Agora que você já sabe quais características o profissional de home office precisa ter para ser bem-sucedido, seja como contratado por uma empresa, seja como trabalhador informal, é o momento de descobrir de fato quais atividades poderá fazer para ganhar dinheiro trabalhando em casa.
Veja nos próximos tópicos.
Trabalhando com infoprodutos
Os infoprodutos são materiais digitais, ou seja, cursos, eBooks, áudios e vídeos, tudo o que for conteúdo digital e que tenha sido criado para proporcionar conhecimento ou instrução para quem o adquire.
E para ganhar dinheiro seguindo esta modalidade, o profissional poderá escolher entre duas categorias: produtor ou afiliado.
Os produtores são aqueles que detêm certo conhecimento e que desenvolvem o produto que será ofertado em uma plataforma de vendas para esse tipo de material.
Já os afiliados são aqueles profissionais que se afiliam aos infoprodutos desenvolvidos pelos produtores e que são responsáveis por toda a divulgação e venda propriamente dita, de cada um dos itens nos quais se associou, recebendo uma comissão por cada venda efetivada.
Atuar como freelancer
Como já citado, o trabalho freenlancer ou informal está totalmente em alta nos dias atuais e o profissional pode escolher entre diversas áreas para atuar. Veja algumas delas na lista a seguir:
- tradutor;
- desenvolvedor de sites;
- programador;
- designer gráfico;
- redatores;
- editores de áudio ou vídeo;
- assistentes para gerenciamento de redes sociais.
Existem muitas outras possibilidades. Afinal, qualquer coisa que você souber fazer pode se transformar em uma forma de obtenção de renda.
Para obter sucesso, você precisará se cadastrar em um ou mais sites de trabalhos freelancer. Veja alguns deles na lista a seguir:
- 99Freelas;
- Workana;
- Freelancer.com.
Outra opção é fazer a divulgação de seus serviços nas redes sociais ou entrar em contato diretamente com empresas e influenciadores digitais para oferecer seus serviços.
Leve em consideração que para iniciar seu negócio você não precisa fazer grandes investimentos financeiros.
Com um computador e acesso à internet você já pode começar seus primeiros trabalhos.
Dependendo da área de atuação, para posteriormente, quando começar a faturar e surgir a necessidade de aperfeiçoamento, investir em um curso ou outros equipamentos.
Criar uma agência
Existem vários tipos de agências que podem ser desenvolvidas por quem deseja ganhar dinheiro trabalhando em casa.
Uma delas é se unir com algum produtor que esteja criando infoprodutos para gerenciar seu marketing digital ou administrar seu site.
Aliás, esta última pode ser feita não apenas para o produtor, mas também para outros profissionais e empresas.
Outra boa opção é montar uma agência especializada na criação de anúncios pagos, como Google ADS, ou de produção de conteúdo.
Há várias opções e tudo pode funcionar perfeitamente online.
Produzir e vender artesanato
Outra excelente forma de ganhar dinheiro trabalhando em casa é produzindo e vendendo objetos de artesanato.
Pode ser qualquer tipo de arte: crochê, tricô, objetos em MDF, em madeira de lei, bijuterias, pintura em tecido, brinquedos e muito mais.
Caso você não saiba produzir nenhum tipo de artesanato, poderá aprender através da internet, afinal, as redes sociais contam com inúmeros tutoriais ensinando praticamente qualquer coisa que você queira.
E as vendas podem ser feitas em sites como Elo7, Etsy, Mercado Livre e OLX ou em grupos do Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.
Produza e venda alimentos
Se você possui talentos culinários ou deseja muito aprender mais sobre esta área, poderá fazer em sua casa e vender.
Neste caso, vale o mesmo esquema dos artesanatos.
Você pode anunciar nas redes sociais e preparar sob encomenda para atender ao seu público.
Teste aplicativos e responda pesquisas
Por fim, os dois últimos tipos de atividades que podem ser feitas não só em casa, mas em qualquer lugar, desde que tenha em mãos um smartphone e acesso à internet, é realizar testes em aplicativos e responder pesquisas sobre produtos ou serviços.
Este pode até não ser um tipo de tarefa que oferece um rendimento muito alto, mas para quem precisa de uma renda extra e dispõe de pouco tempo livre para tal, pode ser uma excelente opção para complementar o orçamento.
Procure descobrir, dentre estas ou outras opções, o que você pode fazer para atingir sua independência financeira e explore ao máximo seus conhecimentos e criatividade.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie seu comentário!