Confira como juntar dinheiro para comprar uma casa mesmo pagando aluguel e torne o sonho da casa própria realidade com essas dicas.
Ter uma casa própria está entre os sonhos de muitos brasileiros, contudo, até realizá-lo não existe maneira de fugir do aluguel.
Dessa forma, com uma despesa fixa e, na maioria das vezes, alta para a renda da família, devemos nos preparar financeiramente para comprar uma casa morando de aluguel.
Devemos dizer que não existe resposta fácil, mas que com persistência e foco, pode sim ser possível.
Antes de pensarmos em como juntar dinheiro para comprar a casa, é importante que o comprador tenha clareza sobre seus objetivos imobiliários.
Isso porque conhecer o bairro onde se pretende adquirir o imóvel, a metragem, quantidade de quartos e outras variáveis que interferem no valor da casa ou apartamento é fundamental para que se tenha ideia do valor do imóvel e, portanto, de quanto é necessário juntar e por quanto tempo.
Agora que já entendemos o tamanho do sonho, podemos começar a traçar o caminho até ele.
Conheça suas entradas
Independente se você é um profissional autônomo ou CLT, é necessário que você conheça o valor das suas entradas. Isso é, sua renda mensal ou a média dela.
Essa é uma parte importante para que você tenha intimidade em lidar com suas finanças e sinta-se mais seguro quanto às ações que precisam ser tomadas.
E, embora pareça estranho, podemos encontrar com diversos trabalhadores que não conhecem exatamente a sua renda e, por isso, fazem compromissos financeiros que não podem arcar e ficam inadimplentes.
Uma situação extremamente proibida para quem deseja comprar uma casa.
Conheça suas despesas
Agora que já conhecemos exatamente as entradas, é importante mapear as saídas, ou seja, para onde o dinheiro vai com as despesas fixas, variáveis e outros gastos.
Nesse momento, é necessário que o comprador tenha clareza para perceber quais são os gastos que podem ser cortados, de maneira que se comece a guardar algum dinheiro.
Leia também: Primeiro passo para conseguir um financiamento imobiliário
Caso ainda não seja possível cortar gastos, esteja atento a datas finais de parcelamentos ou outras dívidas, para que não se inicie outras esquecendo do objetivo de comprar uma casa.
Crie seu principal objetivo
Com a casa que você pretende comprar em mente, e com o seu preço de venda, calcule o valor necessário para a entrada dela.
Normalmente, os bancos financiam 80% do valor do imóvel, logo, para dar início ao processo, o futuro dono precisa estar com os 20% do valor disponível.
Com essa informação em mãos, estabeleça metas de economia ou crie novas formas de renda, de maneira que você consiga ir, aos poucos, criando a entrada de sua futura casa.
Lembre-se, manter uma família pagando aluguel e outras despesas é realmente custoso financeiramente, portanto, esse pode não ser um processo retilíneo e sempre de sucesso.
No entanto, lembre a todos da casa do objetivo final, o sonho da família, e se mantenha firme em economias e cortes de despesas supérfluas.
Se possível, invista
Embora a poupança gere rendimentos, existem formas simples de investimentos que podem te auxiliar a chegar ao valor necessário com mais rapidez.
Portanto, caso seja de seu interesse, busque aprender sobre investimentos em renda fixa, aqueles que são mais seguros e sem chances de perda, e passe a guardar seu dinheiro por lá.
Dessa forma, você estará aumentando seu dinheiro de maneira lícita, inteligente e para realizar o seu objetivo.
Mesmo que não seja um caminho fácil, entender melhor as suas finanças é a maneira pela qual você conseguirá começar a juntar dinheiro para comprar uma casa mesmo pagando aluguel.
Portanto, mantenha-se persistente e com seus objetivos claros.
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.