Você já parou para pensar em como as cores para ambientes pequenos podem fazer total diferença na hora de deixar o espaço mais confortável?
Assim, este artigo foi criado para que você aprenda a usar as cores para causar aquela sensação de amplitude nos ambientes sem gastar com móveis, apenas mudando as cores das paredes.
Então continue a leitura deste até o final para ter aprender muitas dicas e truques sobre as cores!
A preferência por ambientes compactos
A redução na metragem das propriedades tem diminuído devido ao fato de a densidade demográfica das grandes cidades está aumentando de maneira exponencial.
Além disso, o valor por metro quadrado tem crescido, o que faz com que ambientes menores caiam mais no gosto da população.
Mas se o tamanho causa incômodo, utilizar determinados truques para permitir novas sensações pode ser uma boa pedida.
E uma das melhores cartas na manga que se pode ter é apostar nas cores para ambientes pequenos.
Veja então nos próximos tópicos, como aplicar as tonalidades de modo a valorizar cada vez mais o espaço em que vive, deixando-o ainda mais aconchegante.
Aposte em cores claras
Para que consiga dar ao cômodo aquela sensação de amplitude, é comum logo pensar no branco ou off-white.
Mas a verdade é que diversas outras cores claras também podem dar essa impressão, permitindo que se fuja ainda um pouco do tradicional.
Aqui algumas opções que podem também dar a sensação de leveza são o azul piscina ou o lavanda.
Saiba harmonizar o piso com as cores das paredes
Aqui vai uma outra boa dica para quem deseja fazer com que o ambiente fique com a sensação de amplitude.
Trata-se de deixar de lado o rodapé, fazendo com que o piso se emende com a parede, o que dá a impressão de continuidade.
Essa ideia, por mais simples que seja, pode já fazer uma grande diferença na decoração na hora de causar a sensação de espaços maiores.
Aplique tom sobre tom
Se você não aprecia o estilo monocromático, ou seja, quer que os ambientes tenham mais vida, apostar no tom sobre tom pode ser uma boa pedida.
Além desta técnica dar um efeito visualmente agradável, é possível explorar mais a paleta de cores, sem que cause grande impacto ou contraste que choque.
Revestimentos coloridos
Quando se pensa em cores para ambientes pequenos, a primeira coisa que vem à mente é a aplicação de tinta nas paredes.
Porém, colorir esses espaços pode ir muito além da pintura, afinal os revestimentos coloridos ou estampados cumprem muito bem essa função.
Isso porque as tintas podem não ter uma alta durabilidade, acabando por desbotar ou descascar com o passar do tempo, exigindo uma manutenção com prazos menores.
Por que é importante apostar nas cores e quais os significados de algumas delas?
É fato que as cores podem causar um efeito semelhante ao da ilusão de ótica, fazendo com que seja possível ter uma outra percepção sobre o ambiente em questão.
Independente se aplicadas nas paredes, teto, piso, mobília ou decoração, o uso das cores consegue transformar cada ambiente.
Por esse motivo é que variar as tonalidades é muito importante na hora de projetar um local mais confortável.
Agora quanto à combinação das tonalidades, é importante saber que o branco ou tons claros podem refletir melhor a luz.
Assim, para fazer com que o espaço se amplie visualmente, coloque branco, off-white ou tons claros nas paredes e use pisos coloridos.
Agora se sua intenção é mais ter mais aconchego, aposte em tonalidades mais fortes tanto nas paredes quanto no piso, que dá a sensação de local mais compacto.
As paredes e teto claros com pisos coloridos podem ampliar o espaço na horizontal e vertical, mas para dar a impressão de teto mais alto, por exemplo, deixe-o branco ou claro e aposte em paredes e pisos coloridos.
Mas se seu intuito é fazer com que haja sensação de espaço lateralmente, coloque a mesma cor no piso e na parede do fundo. Essa é uma técnica muito presente em corredores e cômodos mais estreitos.
Por fim, se você quer causar a sensação de profundidade, a parede do fundo deve ser pintada ou revestida com uma tonalidade clara e, o teto, piso e demais paredes com aplicação de tons mais fortes.
Esse é um truque que pode gerar a impressão de profundidade e também dar um destaque maior para a decoração do ambiente.
Agora, para saber qual a cor mais adequada para o cômodo, de acordo com seu estilo ou personalidade, saiba o que cada uma delas pode representar:
Amarelo
Aumenta a sensação de calor, além de melhorar o ânimo e oferecer mais vivacidade ao ambiente, muito recomendado para áreas de lazer, sala, cozinha ou qualquer espaço que necessite de mais alegria, etc.;
Laranja
Possui as mesmas qualidades do amarelo, porém com maior intensidade. Ela consegue combater a tristeza, reduzir a inibição e também age como um eficiente estimulante mental;
Vermelho
Pode ser considerada a cor da paixão, prosperidade ou vida. Por ser muito intensa, deve ser aplicada de forma moderada;
Azul
Proporciona serenidade, paz e repouso e é muito indicada para dar a sensação de profundidade ao cômodo, mas pode também causar a impressão de desânimo, tristeza, etc.
Dependendo da maneira em que for usado. Assim, pense em itens decorativos que possam trazer novamente a vivacidade do local, como as plantas, por exemplo;
Roxo / violeta
Estimula a parte intelectual e espiritual. Muito comum para ambientes de meditação ou relaxamento. Quando aplicado com tonalidades em dourado ou então com veludo, pode dar a impressão de luxo ou riqueza;
Verde
É a cor do equilíbrio e pode representar a natureza, bem-estar, segurança, saúde e tranquilidade, sendo uma das opções vivas mais versáteis;
Rosa
Indica gentileza, charme e criatividade, mas não deve ser associado apenas a ambientes femininos ou quartos de bebês, mas pode ser muito bem aplicado em espaços industriais ou masculinos, principalmente devido à sua versatilidade, combinando com tons de cinza, por exemplo.
No decorrer deste artigo você pôde conhecer as cores para ambientes pequenos, de modo a otimizar ainda mais o espaço disponível.
Você já aplicou alguma dessas cores ou técnicas? Conte na seção de comentários como foi sua experiência!
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.