Você sabe o que faz um correspondente bancário e quando precisa de um? Se disse não para alguma dessas perguntas este artigo é pra você! Confira aqui tudo sobre o correspondente bancário e quando você deve procurar por um.
Basicamente pode-se dizer que eles são empresas, estabelecimentos, Pessoas Jurídicas, etc., que realizam determinados serviços de banco aos clientes.
No entanto, as funções de correspondente bancário podem ir além disso e, se você quiser entender melhor sobre este assunto, continue a leitura deste post até o final e aproveite para descobrir em quais momentos recorrer a eles pode ser interessante.
Confira!
O que é um correspondente bancário?
Como já mencionado, o correspondente bancário se trata de uma empresa ou qualquer estabelecimento que oferece serviços tradicionais de bancos, recebendo para isso uma determinada comissão.
Em outras palavras, eles são agentes que conectam, que fazem a intermediação entre os clientes aos mais variados serviços financeiros disponíveis.
Alguns exemplos de correspondentes são casas lotéricas, dos Correios, construtoras, lojas de departamentos ou quaisquer outros comércios habilitados a receberem o pagamento de boletos, etc.
No entanto, os serviços prestados devem seguir as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BaCen), as quais se encontram na resolução 3954.
Ou seja, esse documento foi desenvolvido a fim de evitar que as empresas realizassem os serviços sem nenhuma regra e também para que estes fossem cumpridos segundo uma listagem pré-determinada.
Veja na lista a seguir, algumas das atividades que são permitidas:
- recebimento de pagamentos;
- realização de cobranças;
- realização de operações de câmbio;
- abertura de contas bancárias;
- depósito ou transferência para conta pessoal ou outras contas;
- encaminhamento de pedidos para aquisição de cartões de crédito;
- solicitação de créditos ou empréstimos.
Embora estes e outros serviços estejam listados na resolução 3954 como permitidos para os correspondentes bancários, tenha em mente que as empresas podem ou não realizar todos eles, sendo que algumas optam por atividades específicas, deixando as mais complexas de lado.
Quando recorrer a um correspondente bancário?
Devido ao fato de ser uma empresa que cuida da intermediação entre você e seu banco, os correspondentes podem realizar uma série de serviços, conforme informado no tópico anterior.
E você pode recorrer a um deles sempre quando quiser fazer alguma solicitação ou pagamento, mas não deseja enfrentar longas filas, permitindo que o fluxo nas agências diminua.
Em geral os procedimentos nestes locais são mais rápidos, afinal de contas eles não realizam a abertura de contas ou de cartão propriamente dita, por exemplo.
O que acontece é que eles captam todos os dados do solicitante e os enviam para que o banco analise e de fato emita o que está sendo pedido.
Desta forma, é possível conquistar um atendimento mais rápido e satisfatório, reduzindo a concentração de pessoas nos ambientes tradicionais, fidelizando ainda novos consumidores.
E não se engane quanto aos custos que se tem com relação à contratação de uma empresa como correspondente bancário, afinal estes podem ser mais baixos e menos onerosos do que projetar e construir uma agência bancária propriamente dita.
E isso é capaz de possibilitar que uma gama maior da população tenha acesso aos serviços, pois diversas empresas de bairros podem estar habilitadas a oferecer inúmeras transações financeiras.
Neste post foi possível entender melhor o que significa ser um correspondente bancário, quais os serviços que eles podem oferecer e que tipo de empresa está apta a atuar como mediadora de uma instituição financeira.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de enviar seu comentário!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.