
Foto: Parque das Cerejeiras
Cozinha americana está cada vez mais popular no lar dos brasileiros. Na cozinha, cada milímetro fará a diferença, pois ela abriga eletrodomésticos grandes, como a geladeira e fogão.
Sendo assim, os espaços para o fogão e a geladeira geralmente já são pensados durante a obra, e quando você pegar suas chaves eles já estão prontos. Cabe a você comprar peças que encaixem exatamente nesses lugares.
O próximo passo é pensar na composição do ambiente e deixar a sua cozinha americana digna de ser muito bem utilizada, trazendo momentos felizes à você e sua família.
Se você deseja ter uma cozinha funcional, o planejamento dos armários pode ser primordial para que se aproveite bem todo o espaço.
Nas cozinhas americanas, por terem um espaço reduzido, se faz necessário aproveitar bem o ambiente. Dessa forma, fazer armários planejados ajuda para que tudo fique no lugar certo.
Os armários poderão armazenar os eletrodomésticos básicos de cozinha, como batedeira e liquidificador, que ocupam bastante espaço ou, mesmo ter lugares para eles, que, mesmo ficando expostos, fiquem harmoniosos com o ambiente.
Como decorar cozinha americana
Decorar uma cozinha americana pequena não é uma tarefa fácil. A localização do balcão ajudará na hora de pensar na decoração.
A disposição do balcão em “L” faz com que o espaço e os cantos sejam mais aproveitados, por isso eles têm tido muita visibilidade.
Vale ressaltar que o balcão pode e deve, ser utilizado como mesa. Por isso, precisa de banquetas que fiquem embaixo dele e que possam ser retiradas na hora do uso. Essa dinâmica garante espaço e funcionalidade para o ambiente.
Sendo assim, ao pensar na decoração, busque utilizar banquetas modernas, que combinem com o ambiente.
A iluminação também é outro ponto que colabora para uma ótima decoração, e neste padrão de cozinha americana, a utilização de pendentes em cima do balcão é algo bastante interessante para dar vida ao ambiente.
Luminárias também podem colaborar para essa iluminação. Afinal, contar somente com a luz externa pode ser interessante para almoços, mas nos jantares, luminárias e pendentes darão um clima de maior aconchego à sua cozinha.
Como organizar sua cozinha
É interessante que os itens que se utiliza na cozinha estejam dispostos de maneira prática. Muitas vezes, armários planejados vão até o teto, dificultando assim, o acesso à alguns itens.
Opte por deixar as coisas mais usuais em locais acessíveis. Hoje em dia existem ganchos super práticos para panelas e talheres maiores.
Além disso, diversos tipos de organizadores são comercializados, facilitando a disposição de louças e demais utensílios.
Um espaço bem organizado fica muito mais amplo. Isso serve tanto para um cômodo, como também para gavetas, armários e até mesmo geladeiras, pois uma geladeira bem organizada também traz mais harmonia para a cozinha.
Bancada para cozinha
A escolha da bancada da cozinha americana é algo importante, principalmente se este local da casa for um dos seus favoritos.
Uma bancada deve ser feita de um material resistente, considerando que servirá como aparador de pratos quentes e que ficará em um ambiente bastante exposto a água e produtos de limpeza.
Dessa forma, a escolha da bancada deve ser condizente ao que você deseja para a sua cozinha.
Caso vá utilizar bastante o espaço, é conveniente um maior investimento no material, para que tenha segurança e durabilidade.
O granito é uma opção bastante utilizada para essa finalidade, por ser muito resistente e seguro. Ele aguenta bem as altas temperaturas, dificilmente risca e traz charme ao ambiente. O preço é acessível em relação a outras pedras que o mercado oferece.
Outra opção inovadora e super moderna são as bancadas de cimento queimado, que dão um toque rústico à decoração, mas que deve ter um cuidado especial devido ao contato com a água.
Mas, se você quer dar mais cor ao ambiente, a utilização do porcelanato como revestimento das bancadas é uma ótima pedida. Com ele você pode escolher a cor que quiser e deixar a cozinha super despojada.
A madeira pode ser uma possibilidade para a bancada, mas, assim como o cimento queimado, precisará ser tratada antes para que possa entrar em contato com respingos de água e produtos a base de água.
As opções são várias. Basta você escolher que mais representa o seu estilo e sempre considerar a funcionalidade do produto e a frequência com que irá usá-lo.
Cozinha americana e sala
A cozinha americana é um cômodo integrado com a sala, porém, são espaços diferentes. Portanto, na hora da decoração vale lembrar que eles não precisam ser iguais, e sim, complementares.
Quando for pensar na decoração da sua cozinha americana, lembre-se que ela pode ter um contraste visual com a sala, afinal, elas têm funções diferentes.

Foto: Parque das Cerejeiras
Se a sua cozinha for mais escura, é interessante que a sala seja mais clara, e vice versa. Uma opção interessante é manter o mesmo piso nos dois ambientes e deixar que a separação deles seja feita pelo forro de gesso, por exemplo, que pode trazer uma bela sanca, somente para a sala.
Caso exista a divisão de piso entre a sala e a cozinha americana, é importante apostar em uma decoração mais clean para a cozinha, evitando excessos, já que a cozinha é um dos cômodos da casa mais cheios de informações.
Outro ponto interessante quando falamos de sala integrada a cozinha americana é pensar nas vantagens e desvantagens dela.
Cozinhar para os amigos em uma cozinha americana é muito mais prazerosos, pois o momento do preparo integrará todos os participantes.
Enquanto o anfitrião prepara a refeição, todos em volta desfrutam de uma boa conversa e dos aromas da comida que está sendo preparada.
Porém, o ponto negativo vem justamente dos aromas. Ter uma cozinha integrada com a sala lhe faz lembrar que o aroma da comida se espalhará com mais facilidade pela casa inteira.
A limpeza dos ambientes também será integrada, pois muito do que se suja na cozinha poderá ser “levado” para a sala.
Sendo assim, se a sua casa tem uma cozinha americana integrada com a sala, esteja consciente das condições para cozinhar.
Aproveite o seu espaço, porém, evite alguns excessos, como fritura, ou, invista em bons aparelhos que te ajudem nisso, como depuradores de ar, fritadeiras elétricas, etc .
O importante mesmo é ter uma cozinha funcional e que te faça feliz!