Apesar de desagradável, ter o CPF cancelado é algo que pode acontecer com qualquer um. Veja aqui como resolver esse problema e nunca mais seja negativado.
No entanto, isso pode não significar necessariamente que a pessoa se encontre inadimplente ou que tenha sido vítima de algum golpe, mas é fundamental buscar resolver o problema.
E ao longo deste post iremos explicar o que você pode fazer caso tenha seu CPF cancelado, além de fornecermos diversas outras informações sobre o tema.
Confira!
Por que devemos nos preocupar com o CPF?
Muitas pessoas não tomam consciência disso, mas o CPF é um dos documentos mais importantes que o cidadão brasileiro possui.
Por meio dele se consegue receber benefícios do Governo, se cadastrar em programas específicos, realizar compras, consultas, etc.
Por esses e outros motivos é que devemos nos preocupar com o CPF cancelado, afinal sem tê-lo ativo, tudo isso deixa de ser possível.
E fazer sua regularização pode ser algo consideravelmente simples. Confira todos os detalhes nos próximos tópicos!
Em quais situações se pode ter o CPF cancelado?
Como já dito anteriormente, ter um CPF cancelado significa que há algum tipo de irregularidade com a situação da pessoa à qual ele pertence.
E uma das principais causas dessa situação pode ser por erros no cadastramento, ou seja, preenchimento de dados de maneira incompleta ou equivocada.
Além disso, em caso de perda ou roubo de documentos, a própria pessoa pode solicitar o cancelamento por motivos de segurança, através de um boletim de ocorrência.
No mais, o não pagamento de débitos, tributos e taxas pode também fazer com que se tenha o CPF cancelado, afinal se trata de uma irregularidade, devido à presença do nome na Dívida Ativa da União.
E isso faz com que a pessoa fique impedida de participar de licitações públicas e de realizar diversas transações financeiras.
Ou seja, inúmeros problemas começam a surgir na vida do cidadão, o qual não conseguirá mais movimentar qualquer tipo de conta, independente de ser ela poupança, corrente ou digital.
Na lista a seguir você confere alguns outros impedimentos para os brasileiros que tenham seu CPF cancelado:
- emitir ou renovar seu passaporte;
- receber sua aposentadoria;
- solicitar financiamentos ou empréstimos;
- tomar posse em cargos de concursos públicos;
- adquirir ou vender imóveis ou veículos;
- receber um prêmio de loteria.
Porém é importante ressaltar que, possuir uma dívida que o coloque nos órgãos de proteção ao crédito não significa que há de fato o cancelamento do documento, ou seja, não há nenhum impedimento para realizar as transações mencionadas.
O cancelamento, portanto, tem relação com sua irregularidade, a qual fica registrada na Receita Federal, a instituição responsável pela sua emissão e controle.
Regularizando seu CPF cancelado
Bem, depois de verificar que seu CPF se encontra em situação irregular, é preciso seguir alguns passos simples para que ele fique novamente ativo.
Veja na lista a seguir quais são eles:
- preencher um formulário para regularização, o qual pode ser obtido pelo site da Receita Federal ou em qualquer uma de suas agências físicas;
- realizar o pagamento da taxa referente à regularização;
- salvar ou imprimir o documento que comprove o processo de solicitação da ativação do CPF cancelado, para evitar problemas;
- acompanhar com frequência o site da Receita Federal para verificar se houve novo problema relacionado ao documento.
Ao longo deste post foi possível entender melhor como regularizar seu CPF cancelado, além de ter acesso a diversas outras informações relacionadas a esse documento.
Caso tenha surgido alguma dúvida, nos envie sua pergunta em nossa seção de comentários!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.