Fazer a decoração de quarto de modo a deixá-lo com mais amplitude, ganhando espaço e tornando-o mais organizado, pode ser algo bastante complicado, principalmente quando o cômodo tiver um tamanho pequeno.
Leia também: Quarto compartilhado entre irmãos: vantagens e desvantagens (+ 3 dicas de organização)
E como o que todos buscam é o máximo de conforto neste ambiente, a otimização é fundamental para que seja possível aproveitar ao máximo cada pedaço disponível.
E o que lhe ajudará nesse sentido é fazer um planejamento de reorganização dos objetos.
Neste post você irá encontrar diversas dicas que serão bastante úteis para a decoração de quarto, permitindo que se utilize toda a criatividade de modo a arrumar seu espaço e ter enfim um lugar aconchegante para chamar de seu.
Vamos conferir?
Reaproveitando o espaço do cômodo – decoração de quarto pequeno
Se você adquiriu recentemente uma casa ou apartamento que possui um quarto com espaço relativamente pequeno, saiba que existem diversas coisas a serem feitas.
Tudo é uma questão de criar um bom planejamento e saber como aproveitar todas as possibilidades, explorando ao máximo o que se pode conseguir.
Veja as dicas nos próximos tópicos!
Leia também: Como fazer uma cabeceira de cama gastando pouco
Procure utilizar cores claras
O primeiro passo referente à decoração de quarto é cuidar para que as paredes e piso sejam pintados com cores claras.
Isso poderá dar a sensação de mais luminosidade e amplitude, principalmente, se o cômodo tiver uma janela pequena, que permita a entrada de pouca iluminação natural.
Porém, se você desejar uma cor mais forte, dê preferência para colocá-la na parede atrás da cama, o que dará a impressão de que o canto está com mais profundidade.
Se você não quiser utilizar tinta, poderá fazer a aplicação de papel de parede, conseguindo um belíssimo efeito e sem que se faça tanta bagunça, sendo possível ainda trocá-lo com maior frequência.
Pense em móveis multifuncionais para decoração do quarto
Com o crescimento na construção de imóveis com metragens reduzidas e espaços pequenos disponibilizados para os quartos, investir em móveis que otimizem a pouca área livre é fundamental.
Isso acontece, pois os espaços nos ambientes diminuíram, mas as necessidades de armazenamento de roupas e outros objetos continuam as mesmas por parte de muitas pessoas.
E como é preciso ter muita criatividade para pensar em formas de organizar tudo em poucos armários, ter acesso a móveis que forneçam várias funções diferentes é algo indispensável nos dias de hoje.
Em diversas lojas e fábricas é possível encontrar inúmeras opções nesse estilo, como berços com cômodas e trocadores acoplados, móveis modulados com armário e cama e etc.
Utilize bem o espaço logo abaixo e ao redor das janelas
Em geral, as paredes que contam com a porta de acesso ao quarto não podem ser tão bem utilizadas e a parte onde a extensão é maior, normalmente se ocupa com guarda-roupas.
Neste caso, aproveitar o espaço disponível abaixo e ao redor das janelas, local que normalmente é mal utilizado, pode ser uma boa oportunidade para otimizar o ambiente e conseguir aproveitar bem o que se tem disponível.
Lá é possível colocar uma bancada, escrivaninha para estudos ou trabalho e até mesmo um criado mudo (mesa de cabeceira).
Saiba aproveitar cantos entre armários, paredes e demais espaços estreitos
Uma das maiores vantagens de optar pela compra de móveis planejados é que estes são projetados de modo a otimizar o espaço disponível. Porém, por questões financeiras, muitas pessoas dão preferência à aquisição de itens prontos.
No entanto, estes móveis não utilizam os espaços disponíveis da melhor maneira, afinal, eles não foram construídos de modo a encostar por completo nas extremidades do local, deixando diversos cantos vazios.
Mas é possível aproveitar cada espaço livre e também as grandes faixas de parede para que, com um bom planejamento, sejam inseridos nichos para brinquedos ou outros objetos, estantes de livros, etc.
Utilizar o espaço sobre a cabeceira da cama
Explorar o sentido vertical do cômodo é a melhor maneira de resolver a questão relacionada com o fato de que só se consegue colocar um móvel em cada canto do quarto, os quais ficarão no mesmo nível do piso.
Colocar, por exemplo, prateleiras ou modelos aéreos de armários sobre a cabeceira das camas pode servir para que objetos ou itens que não são usados com grande frequência sejam armazenados, como álbuns de fotografia, roupas de inverno, etc.
Aproveitar o espaço elevando a cama
Elevar a cama para que se consiga aproveitar melhor o espaço existente sob ela, também segue a linha do aproveitamento vertical e pode ser bastante útil para cômodos pequenos.
É possível adquirir móveis que tenham pés mais altos, deixando um vão entre o chão, onde caixas organizadoras podem ser inseridas armazenando calçados, livros, brinquedos, etc.
Outra possibilidade é adquirir uma cama que fique totalmente suspensa, modelo em que se consegue colocar um baú ou escrivaninha para crianças.
Mesa de estudos com compartimentos ocultos
Em tempos onde o home office e as aulas online têm se tornado cada vez mais populares, ter um espaço para trabalho ou estudos é fundamental.
Aproveitar o quarto para inserir uma bancada ou escrivaninha pode ser uma das melhores opções,
Portanto, opte por móveis com gavetas ou compartimentos ocultos pode contribuir e muito para a organização e melhor aproveitamento do cômodo.
Você pode fazer com que sua bancada seja também uma penteadeira, onde é possível colocar itens de maquiagem ou quaisquer outras coisas que possua e que fiquem bem acomodadas neste local.
Painel para TV em portas deslizantes
Muitas pessoas gostam de aproveitar o quarto para instalar um parelho de televisão e apreciar seus filmes ou séries preferidas enquanto têm seu momento de descanso.
Porém, encontrar uma parede livre onde o eletrodoméstico possa ser afixado, pode ser uma tarefa complexa.
No entanto, isso pode ser facilmente resolvido ao separar um nicho do guarda-roupa para tal ocupação.
Você ainda pode separar uma porta deslizante do roupeiro ou de fechamento do banheiro, desde que ela seja mais reforçada, para que se substitua o painel da TV.
Neste texto você conferiu oito coisas que pode fazer quanto à decoração de quarto, para que o ambiente se torne mais amplo, espaçoso e mais bem organizado.
Então aproveite essas dicas, coloque a mão na massa e ganhe mais espaço no seu quarto!
Você tem alguma outra sugestão de decor? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.