Muitos brasileiros que desejam ter a casa própria, acabam por deixar esse sonho de lado, pois têm o score baixo.
Leia também: Score de crédito: o que é e como ter uma pontuação alta
Mas será que é possível financiar um imóvel mesmo estando nestas condições?
E a resposta para essa pergunta é sim, afinal, é o nome limpo do interessado que irá fazer com que o pedido seja aprovado frente às instituições financeiras.
Neste post você irá encontrar diversas outras informações sobre esse assunto, para descobrir as possibilidades de compra com score baixo.
Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
O que é o score?
A palavra score tem origem no idioma inglês e quer dizer pontuação. E quando este termo é relacionado ao consumidor, indica o nível de pontuação que este possui.
Em geral, segundo informação das empresas de proteção ao crédito, os pontos vão de 0 a 1000, sendo que este é o máximo que se pode obter.
Ele funciona da mesma forma que em diversos jogos, ou seja, quanto mais tarefas ou funções se consegue êxito, melhor ficará sua pontuação.
No caso das finanças, o score se obtém ao pagar contas em dia, manter sempre o nome limpo, etc.
E isso é importante para que as instituições financeiras façam concessões de créditos e empréstimos para os mais variados fins.
No caso do financiamento imobiliário, essa pontuação também é analisada, apesar de não ser o principal critério de aprovação.
Agora com relação aos tipos de score, estes são cinco e você confere mais detalhes na lista a seguir:
- baixo: de 0 a 549;
- médio: de 550 a 624;
- bom: de 625 a 699;
- muito bom: de 700 a 799;
- excelente ou alto: de 800 a 1000.
E são esses fatores que poderão indicar o perfil de compra do consumidor em diversos aspectos.
Resumindo: score é uma análise para confirmação, se determinada pessoa oferece riscos de não realizar pagamentos de empréstimos, financiamentos ou compras com cartão.
Mas o que determina esse score?
Um dos principais fatores que determina o nível de pontuação do consumidor é seu histórico de pagamentos.
Quando o interessado faz a solicitação de um empréstimo ou financiamento, esses dados são analisados pelas instituições financeiras, as quais poderão determinar o valor que será concedido.
No entanto, devido ao fato de que muitos brasileiros estão começando agora a despertar para uma educação financeira, muitos não sabem como ele é determinado.
Bem, os critérios costumam sofrer variações, afinal, o comportamento do consumidor também está sempre se modificando.
Mas basicamente, segundo a Serasa, empresa que faz essa análise, um dos principais critérios para aumentar o score é honrar com os pagamentos em dia.
Evitar negativações, ter o cadastro atualizado e efetuar o pagamento de boletos (como cartões, empréstimos e demais despesas) são fatores que determinam o seu score.
Empresas dos mais variados segmentos conferem o score de seus clientes para a liberação de créditos e outros serviços, como é o caso do financiamento de imóveis.
A importância de manter o score alto – Como consultar
Como foi possível notar, o score é fundamental para que se consiga maior facilidade em diversos serviços e compras.
Porém, como já mencionado, não é a pontuação que irá aprovar ou negar o crédito para compra de imóveis.
Mas ele será fundamental par que as melhores condições de compra sejam garantidas, mediante confirmação dos pagamentos em dia.
Portanto, ter um score baixo não significa que o financiamento imobiliário será rejeitado, mas sim que as condições poderão não ser tão satisfatórias.
Afinal, as instituições financeiras buscam oferecer seus produtos e serviços àquelas pessoas que julgam serem boas pagadoras, de modo a evitar a inadimplência.
Este é um dos maiores motivos que fazem com que os consumidores busquem melhorar sua pontuação.
Para consultar seu score e ver se ele está bom ou se pode aumentar, basta acessar o site do Serasa Consumidor.
Após entrar na página, você precisará fazer um cadastro ou logar com Facebook/Google e completar os dados solicitados.
Feito isso, sua pontuação já será exibida no topo da tela, e no decorrer da página você encontra diversas outras informações.
Por lá também é possível conferir os fatores que fazem o seu score aumentar e diminuir.
A análise é gratuita e é fundamental para aumentar o score.
Está com o score baixo? Saiba o que fazer para aumentá-lo
Existem alguns passos que podem ser seguidos para que se consiga aumentar o score e obter melhores condições quanto ao financiamento imobiliário.
Veja quais são eles nos próximos tópicos.
Ter o nome limpo
Este é um dos principais passos a ser feito para que o score do consumidor aumente.
Então, por mais difícil que seja, é fundamental renegociar possíveis dívidas e começar seus pagamentos o quanto antes e também evitar atraso quanto às faturas de cartão, por exemplo.
Caso você tenha problemas com relação à data de vencimento das faturas, procure alterá-las para um dia em que seja viável, de modo a evitar atrasos.
Assinar alguns serviços em seu nome
Realizar assinaturas de determinados serviços ou ter algumas contas em seu nome é uma forma de demonstrar às agências de proteção ao crédito, que você é um bom pagador.
Estas podem ser contas de celular, telefone, internet, água, luz, etc., mas lembre-se de que o pagamento deve ser feito sempre em dia.
Desta forma seu perfil começa a mudar e consequentemente sua pontuação aumenta.
Mantenha seus dados atualizados
Outra medida que pode contribuir para a melhora da pontuação é manter sempre seus dados cadastrais atualizados nas instituições financeiras.
E isso é importante para demonstrar transparência e confiança quanto ao seu perfil e histórico.
Tenha poucos cartões
Ter um número alto de cartões de crédito ou solicitar o aumento de limite com frequência é algo prejudicial para a melhora do score.
O ideal é ter apenas um disponível e aguardar que a instituição financeira proponha novas modificações no limite.
Além de melhorar a pontuação, você confirma também que não está sendo vítima de fraudes.
Evite consultas ao CPF
Em geral as empresas antes de liberarem crédito ou empréstimo para financiamento fazem uma consulta do CPF do requerente.
Isso fica registrado nas agências responsáveis por aproximadamente noventa dias, sendo que a realização de muitas consultas pode indicar instabilidade financeira.
Portanto, é preferível que você realize a verificação somente se realmente for contratar o serviço, caso contrário, dê preferência para compra em um cartão que você já possua.
Outro ponto é optar pela aquisição à vista, caso seja algo possível de se fazer.
Neste post foi possível conferir diversas informações sobre o score baixo, como melhorá-lo e o que ele significa de fato.
Caso tenha surgido alguma dúvida em relação a esse conteúdo, não deixe de enviar o seu comentário! Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.