Cada vez mais pessoas possuem escritório em casa, mas manter tudo organizado não é fácil. Confira como ter um home office funcional.
Nos dias de hoje, tem crescido muito o número de pessoas que passam a trabalhar em sistema de escritório em casa, independente de ser por regime de contratação ou de maneira autônoma.
Desta forma, descobrir algumas maneiras de montar um Home Office funcional que ofereça todo o conforto e organização necessários para melhorar a produtividade, se tornou um quesito fundamental.
No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, é perfeitamente possível ter um espaço desses em casa com um baixo investimento sem, é claro, deixar o conforto e as funcionalidades de lado.
E para lhe ajudar, selecionamos cinco grandes dicas que irão contribuir muito durante seu projeto.
Quer saber quais são elas e aproveitar para montar seu Home Office funcional? Então continue a leitura e obtenha todas as informações que precisa!
Determine qual será o ambiente para o seu escritório em casa
O primeiro passo para iniciar seu projeto de Home Office funcional, é escolher em qual ambiente ou cômodo da casa ele será montado.
Muitas residências, por se tratarem de empreendimentos mais compactos, não dispõem de um local apropriado, ou seja, que tenha sido projetado para atender a essa finalidade.
Assim, algumas pessoas optam pela adaptação do local de trabalho em sala de estar ou no próprio quarto, de maneira a otimizar o espaço disponível.
Portanto, se você deseja desenvolver seu ambiente, mas passa por uma situação semelhante, escolher um destes dois pontos na casa pode ser uma boa alternativa.
Mas tenha em mente que, tudo deve estar propício para que você realize suas tarefas e não que sofra com diversas distrações ao longo do expediente.
Escolha móveis confortáveis para escritório
Depois de determinar em que parte irá montar seu escritório em casa, é o momento de selecionar os móveis ideais, que atenderão às suas necessidades.
Para isso, você precisará se atentar para alguns aspectos, não apenas para a estética que eles poderão proporcionar.
O primeiro ponto é verificar a altura em que sua mesa, escrivaninha ou bancada de trabalho irão ficar.
É importante que você a coloque de modo que seus braços fiquem com um ângulo de aproximadamente 90º, caso seu trabalho seja através do computador.
No entanto, é preciso que esta parte do mobiliário esteja de acordo também com a cadeira que será utilizada, a qual deve ter regulagem, tanto para altura do assento, quanto para inclinação do encosto.
Assim, escolha qual cadeira de escritório irá adquirir e depois meça a altura da mesa, para que consiga maior conforto e ergonomia durante todo seu período de expediente.
Mantenha o espaço do seu escritório em casa organizado
Não tem como montar um espaço de trabalho em casa, sem que este fique sempre organizado, principalmente quando ele for compartilhado com sala ou quarto.
E tenha em mente que se você precisar participar de reuniões através de chamada de vídeo, parte do ambiente em que instalou seus equipamentos de trabalho serão exibidos pela câmera.
Assim, manter tudo em uma perfeita organização, poderá permitir que você tenha também mais conforto para encontrar documentos, utensílios, etc.
Uma boa dica para isso é adquirir um armário para guardar itens que não utilize com tanta frequência ou então para garantir que não fiquem sobre sua mesa de trabalho, quando concluir suas atividades do dia.
Desta forma, é possível evitar que documentos sejam perdidos ou que eles e seus equipamentos sofram determinados danos.
Caso não consiga inserir um armário para isso, uma bancada ou escrivaninha com gaveteiro já poderá suprir essa necessidade.
Projete um ambiente arejado, com boa iluminação e livre de ruídos
Bem, depois de escolher o local, o mobiliário e os meios de mantê-lo organizado, é o momento de pensar em outros quesitos fundamentais, como a iluminação e se o ambiente é arejado e livre de ruídos.
Para que você consiga maior conforto durante suas atividades, é preciso que sua mesa de trabalho seja muito bem iluminada, além de ter os equipamentos posicionados de modo a não fazer sombra sobre os papéis ou outros itens.
Algumas dicas muito importantes neste sentido são:
- projetar a estrutura para que uma lâmpada seja instalada na direção em que sua mesa irá ficar.
- apostar na incidência de luz natural, por meio de janelas próximas ao ambiente de trabalho;
- colocar uma luminária no lado oposto ao de seu computador, sem que a luz incida diretamente sobre seus olhos.
Outro fator muito importante é manter um ambiente sempre arejado, de modo a trazer conforto para suas horas de trabalho.
Assim, posicionar seu mobiliário próximo a uma janela, além de proporcionar maior iluminação, poderá também arejar o ambiente, deixando o local mais confortável.
Por fim, seu ambiente de trabalho deve, o máximo possível, ficar livre de ruídos que possam tirar seu foco.
Então, por mais que colocar uma música ou canal de televisão para ouvir enquanto trabalha seja algo que ajuda a passar o tempo, é preciso estar ciente que eles podem também causar distrações.
Portanto, evite!
Decore o ambiente como preferir
E a última dica separada para quem quiser montar um Home Office funcional, é apostar em itens de decoração para trazer mais aconchego ao local.
É claro que, o melhor a se fazer é utilizar a menor quantidade possível de itens que possam roubar sua atenção, afinal, a produtividade está totalmente relacionada com o foco.
No entanto, manter alguns objetos como porta-retratos de familiares e amigos, ou então quadros de paisagens bonitas ou de lugares que deseja conhecer, pode ser uma ótima maneira de quebrar um pouco a tensão e até mesmo proporcionar inspiração durante as tarefas.
Além disso, colocar vasos de flores para perfumar e colorir o ambiente também é uma boa pedida, pois consegue, além de decorar, trazer maior sensação de calma e tranquilidade.
No mais, você pode apostar nos itens que mais gosta para compor sua decoração, deixando o espaço mais descontraído ou então com um toque mais sério, enfim, o que vale é o seu gosto!
O importante é não acrescentar muitos objetos para evitar a poluição visual. O mesmo vale para o excesso de cores vibrantes, que podem proporcionar certo cansaço.
Você acabou de conferir cinco grandes dicas para ter um Home Office funcional e confortável.
Você já tem um cantinho assim em casa?