Em 27 de agosto se comemora o Dia do corretor de imóveis, data que ficou marcada no ano de 1962 devido a uma conquista obtida, onde a profissão passou a ser regulamentada pelo Decreto Lei nº 4116, e o Conselho Federal e os Regionais foram criados.
E para prestar a devida homenagem e celebrar essa profissão que possui grande importância, tanto para a economia quanto para a sociedade em todo o mundo, foi criado este post, para que você compreenda o valor que essa categoria possui.
Então, leia este post até o final e saiba muito mais sobre esta profissão que transforma vidas!
Quando tudo começou
Muitos acreditam que o início deste trabalho se deu durante a chegada dos portugueses na época do descobrimento, pois Pedro Álvares Cabral foi quem prospectou novas oportunidades para o mundo.
E foi Pero Vaz de Caminha quem ficou incumbido de descrever, em sua famosa carta enviada ao Rei Dom Manoel, como eram essas novas terras.
Porém, a profissão de corretor de imóveis começou verdadeiramente no Brasil no ano de 1807, logo após o desembarque da Família Real, pois antes disso, quaisquer negócios oficiais envolvendo terras e demais propriedades imobiliárias ou não ficavam por responsabilidade dos agentes da Coroa, passando por poucas interferências de profissionais autônomos.
Já no decorrer do século XIX, a profissão passou a ter características mais bem definidas, devido ao fato de as transações imobiliárias começarem a se desenvolver ao longo de todo o território brasileiro.
A corretagem só passou a ser reconhecida como uma atividade profissional no Brasil, durante o ano de 1901, sendo que até este período os trabalhadores desta área eram chamados de agentes imobiliários.
O primeiro sindicato responsável pela profissão surgiu no Rio de Janeiro no ano de 1937, pois a profissão de corretor de imóveis já se tratava de um grupo bastante organizado, mas como já mencionado, somente após alguns anos é que a regulamentação por lei se deu de fato.
E em 1978, o decreto nº 4116 foi substituído pelo de número 6530, e o dia 27 de agosto acabou por ficar marcado como a homenagem ao corretor de imóveis.
Corretor de imóveis: o intuito da profissão
Ser um corretor de imóveis vai muito além de simplesmente prospectar boas oportunidades, descrever características de imóveis e finalizar transações.
Contribuir com o desenvolvimento do país deve ser a principal meta de um profissional desta área.
Os corretores precisam cumprir com diversas funções que são capazes de beneficiar a economia e a sociedade, nos mais diversos sentidos.
Um bom exemplo desta preocupação está no fato de considerar a imensa capacidade que os profissionais da área possuem de compreender quais são as necessidades da população, criando oportunidades para que elas sejam atendidas, promovendo assim a expansão urbana.
E para que isso se cumpra, é que surgem os inúmeros empreendimentos que englobam condomínios horizontais e verticais e os novos bairros, incluindo os planejados, a fim de promover outras possibilidades de moradia e de estabelecimentos comerciais.
Além disso, toda essa atividade gera renda e emprego a centenas ou milhares de outros profissionais, conforme a proporção do projeto, favorecendo ainda mais a cadeia produtiva.
Antes de se iniciar a comercialização dos lotes, é preciso que haja um planejamento, contando assim com engenheiros e arquitetos, depois é preciso realizar a terraplanagem, o arruamento e as instalações sanitárias, de água e eletricidade.
Portanto, profissionais dos mais variados setores também estão envolvidos no processo, que emprega cerca de 6% da população brasileira, ou seja, o corretor de imóveis tem por responsabilidade vender o trabalho e esforço de muitas pessoas.
E todas elas deram sua contribuição, atuando desde a construção de cada um dos empreendimentos, até mesmo nas fábricas, onde os funcionários são responsáveis por produzir os materiais utilizados na construção civil.
Todos esses fatores fazem do corretor de imóveis um profissional de grande importância, e que merece ser homenageado nesta data, devido à sua dedicação e responsabilidade.
Como um corretor de imóveis atua?
A área de atuação de um corretor de imóveis não está restrita aos lançamentos imobiliários, afinal, ele pode agir de diversas maneiras frente à intermediação dos negócios deste ramo, em diferentes gêneros.
A corretagem se preocupa com muitas transações, dentre elas vendas, permutas, locações imobiliárias, independente de serem novas, usadas, em áreas rurais ou urbanas e até mesmo industriais, residenciais ou comerciais.
É preciso que o profissional saiba analisar a documentação, verifique e avalie os imóveis que serão ofertados, elabore contratos, administre o relacionamento com os clientes, faça a intermediação das negociações e muito mais.
Então, mesmo em tempos de crise, o corretor de imóveis é um dos principais agentes frente à manutenção das dinâmicas do mercado e deve cumprir suas tarefas em quaisquer negociações de imóveis.
O corretor de imóveis e as tendências do futuro
Por ser fundamental para que o desenvolvimento do país aconteça e também para que haja a manutenção da dinâmica do mercado, o profissional da corretagem deve atuar com total ética e profissionalismo, se adequando às tendências que surgem para moldar o futuro nacional.
E muitas destas novas tendências, acabam por ser estabelecidas pelo próprio mercado de imóveis, seguindo normas e regras determinadas pelos trabalhadores da área.
Atualmente, muitas pesquisas são feitas para que os empreendimentos imobiliários tenham a viabilidade de seus negócios avaliadas, antes de que sigam para o próximo passo da produção.
Neste momento, contar com os serviços de um corretor de imóveis é fundamental, pois é este profissional que irá definir em quais nichos as pesquisas deverão ser feitas, proporcionando informações importantes, graças à experiência adquirida.
E devido aos avanços tecnológicos, os profissionais da corretagem precisam atuar como um consultor, capaz de atender inúmeras demandas que o mercado gera, o qual é composto por locadores, locatários, vendedores e compradores.
Tudo isso deve ser feito com total agilidade e precisão, pois a internet oferece o envio de imagens e vídeos para os mais diversos dispositivos móveis, facilitando o trabalho, além de oferecer mais comodidade e conforto aos clientes.
Isso faz com que o profissional ganhe mais confiabilidade.
Por isso é fundamental que ele esteja sempre disposto a se atualizar frente às tecnologias.
Neste post foi possível conhecer um pouco mais sobre a história do corretor de imóveis no Brasil, além de outras informações sobre esse profissional que merece todas as homenagens no dia 27 de agosto.
Parabéns a todos que se dedicam a essa área e se propõem a realizar os sonhos de muitos brasileiros!