Uma dúvida muito comum dentre as milhares de pessoas que buscam adquirir um imóvel, é quando se têm seu financiamento negado pela Caixa Econômica Federal ou por outra instituição financeira, o que fazer?
O simples fato de ter o imóvel já definido não significa que o banco irá disponibilizar o crédito necessário para a sua compra.
São inúmeros os critérios analisados antes que possa haver o empréstimo da quantia para a aquisição.
Você verá quais são estes critérios e o que pode ser feito para que o banco aprove sua solicitação, evitando assim as chances de um financiamento negado.
Nome com restrição em instituições de proteção ao crédito
Um dos maiores responsáveis pelo financiamento negado e um dos primeiros fatores a serem analisados são as possíveis restrições que o comprador tenha frente às instituições de proteção ao crédito.
É muito simples realizar uma verificação a fim de descobrir dívidas relacionadas ao nome do solicitante.
Porém, para que isso seja evitado, é importante que o interessado busque formas de quitar as pendências, fazendo com que elas não apareçam mais em órgãos como SCPC e SERASA.
Somente após esse passo é que o solicitando poderá ter seu pedido aprovado frente às instituições financeiras.
Score baixo e financiamento negado
O score de crédito é outra maneira que os bancos utilizam, além das restrições no nome, para identificar se o solicitante é um bom pagador.
É a SERASA que também disponibiliza formas de consulta relacionada à pontuação.
Não existe um valor fixo que determina se o score é o suficiente ou não, porém, quanto mais próximo ele estiver de 1000, mais chances o solicitante terá.
Para que a pontuação esteja sempre o mais alta possível, é fundamental que o pagador fique sempre em dia com suas contas.
Evite atrasos nos pagamentos e procure o máximo possível honrar seus compromissos financeiros.
Leia também: Score de crédito: o que é e como ter uma pontuação alta
Uso do orçamento
Outro fator que é responsável pelo financiamento negado é o quanto cada prestação irá ocupar em relação ao seu orçamento mensal.
Atualmente o valor não pode ultrapassar a quantia de 30%.
Portanto, é fundamental que se escolha um imóvel com prestações que estejam dentro do limite estabelecido por meio de sua renda mensal.
Leia também: O que é orçamento familiar e qual a importância de fazê-lo
Renda comprovada
Para que uma solicitação de financiamento seja aprovada, o comprador precisará comprovar que tem meios para quitar cada uma das prestações contraídas.
Aqueles que possuem vínculo em carteira conseguem fazer essa comprovação com maior facilidade, sendo preciso apenas apresentar o documento e os últimos comprovantes de renda.
No entanto, para os trabalhadores autônomos, esse passo é mais complicado, pois precisam entregar ao banco uma série de documentos comprobatórios.
Algumas instituições aceitam os últimos extratos bancários do comprador, a fim de que haja uma comprovação de sua movimentação financeira.
Porém, outra forma que é muito bem-vista pelos bancos e, por consequência mais eficaz, é a formalização do prestador de serviços como um Microempreendedor Individual.
Existe ainda outra possibilidade de se evitar o financiamento negado, que é emitindo um documento chamado “DECORE” (Declaração Comprobatória de Percepção e Rendimento), porém este só está disponível para profissionais de determinadas áreas de atuação.
Controle das finanças
Por fim, outro critério que os bancos utilizam para aprovar ou negar uma solicitação de financiamento, é o controle que o comprador tem sobre suas finanças.
Um dos termômetros utilizados é o cheque especial.
Quando o interessado recorre a este tipo de recurso, é porque não ter controle sobre seus gastos, portanto as chances de um financiamento ser negado são maiores.
Existe ainda uma análise do pagamento das faturas de cartão de crédito. Quando estas são feitas de maneira integral e sempre dentro dos prazos estabelecidos, o comprador demonstra maior domínio financeiro e poderá conseguir o empréstimo com mais facilidade.
Aproveitar uma parte de sua renda para investir em aplicações financeiras também é um fator que os bancos levam muito em consideração, principalmente quando o interessado consegue poupar, mesmo não possuindo uma renda muito alta.
Realização de um novo pedido de financiamento
Se você teve o seu financiamento negado e deseja saber qual é o prazo para que consiga fazer uma nova solicitação, saiba que este é de seis meses.
Antes que se esgote este prazo, o solicitante fica proibido de fazer o pedido.
Porém, durante este prazo, o interessado poderá descobrir o motivo da recusa e tomar providências para que este seja resolvido, a fim de estar apto a tentar novamente.
Neste texto você conferiu alguns fatores que podem fazer com que um comprador tenha seu financiamento negado.
Então, antes de solicitar, verifique se você atende a cada um dos critérios acima!
Analise também se o imóvel possui alguma dívida ou irregularidade.
Se existe uma escritura no nome do vendedor, se este possui mais de dezoito anos e se existem ações judiciais relacionadas ao imóvel ou se este foi adquirido em comunhão universal de bens.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse conteúdo, envie sua mensagem para que seja possível lhe ajudar! Siga a RPS no Facebook e Instagram para acompanhar todas as novidades.