Investir em imóveis sempre foi uma das opções mais seguras para quem deseja obter uma renda extra, principalmente em tempos de crise, onde as taxas acabam por ser reduzidas.
Leia também: Como fazer um planejamento financeiro para comprar uma casa
Esse é um dos motivos também que fazem com que os investimentos de alto risco não sejam uma boa escolha, afinal taxas baixas, como é o caso da Selic, não geram bons rendimentos, ao contrário do que se pode encontrar no ramo da construção civil.
Neste post você irá encontrar então cinco diferentes dicas que poderão ser bastante úteis para que seja possível investir em imóveis com maior segurança e confiabilidade.
Continue a leitura!
Fazer um bom planejamento ao investir em imóveis
Como você provavelmente já deve saber, o planejamento é fundamental para praticamente qualquer área de nossas vidas e, por esse motivo, é uma das dicas mais importantes para quem deseja investir em imóveis.
O primeiro passo é fazer uma análise minuciosa para definir onde e como quer que seu dinheiro seja aplicado, de modo a conseguir cumprir seus objetivos.
Isso possibilita também que você consiga definir com maior facilidade o tipo de imóvel que pretende adquirir, para que suas necessidades sejam atendidas.
O planejamento possibilita ainda que você crie um fundo de reservas para que consiga arcar com possíveis emergências, além de separar uma quantia mensal para que também seja aplicada no investimento.
Porém é muito importante ter ciência de que, caso você não pretenda residir no local, ele precisará fornecer um rendimento extra para que você não tenha prejuízos com sua aquisição.
Verifique quais os tipos de imóveis de seu interesse
No mercado atual, diversos tipos de imóveis podem ser encontrados, os quais oferecem vantagens diversificadas e prometem cumprir com variados objetivos.
Nos próximos tópicos você irá conhecer com detalhes cada um deles.
Comerciais
Adquirir um imóvel comercial pode ser uma das melhores formas de investimento no ramo.
E isso acontece devido ao fato de que, em geral, estas opções costumam proporcionar bons espaços, ficar em áreas bem localizadas e possuir um valor consideravelmente atrativo.
No entanto, é imprescindível que um planejamento seja feito com todo o cuidado, afinal muitas empresas têm optado por outros sistemas, como é o caso do home office.
Esse tipo de investimento pode ser interessante para que empresas de serviços essenciais tenham um ambiente próprio para o desenvolvimento de suas atividades, neste caso você teria a chance de obter um bom rendimento alugando seu imóvel.
E por falar em rendimentos, estes costumam ser muito mais atrativos do que os obtidos em opções residenciais, considerando também que, o prazo para renovação do contrato costuma ser maior nos comerciais.
Sendo que normalmente se assume o aluguel por cerca de cinco anos, enquanto na outra opção a média é de dois anos.
Na planta
Esta é uma opção muito comum dentre os que desejam comprar o imóvel com um preço mais atrativo para revender quando este estiver pronto, o que pode gerar uma valorização do preço de venda.
Além disso, é muito comum ver esses imóveis disponíveis para aluguel, o que também proporciona um bom rendimento para o comprador, com baixo risco de investimento.
No entanto, apesar de este ser um método que proporciona resultados positivos, é importante tomar certos cuidados para que não passe por transtornos futuros, como a ocorrência de problemas estruturais ou com a entrega da propriedade.
Portanto, antes de aplicar seu dinheiro, verifique cuidadosamente a reputação da empresa responsável.
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre comprar uma casa na planta
Imóveis usados
Investir em um imóvel usado pode ser uma boa saída, afinal, para muitos deles uma pequena reforma já os deixará pronto para receber possíveis inquilinos.
Porém, é preciso colocar o planejamento em prática e analisar muito bem a localização da propriedade, para saber se ela realmente será atrativa e também verificar se existem problemas graves, como infiltrações, etc.
Isso é importante, pois esse tipo de reforma pode ser bastante difícil e gerar um custo muito maior do que se espera.
Portanto, procure dar um olhar crítico para a construção e definir de maneira racional se o investimento valerá ou não.
Terrenos
Com o grande crescimento na procura por terrenos para a construção de prédios e condomínios, investir em um destes e posteriormente revender pode ser uma excelente alternativa para uma renda extra.
Essa é uma das opções que mais geram retorno, pois mesmo que o terreno esteja em uma área não muito bem localizada, possivelmente será vendido, afinal, as cidades têm se expandido com frequência e estes lotes acabam por ser bastante valorizados.
Procure propriedades em boas condições
Este é um dos passos mais importantes após o planejamento e que vem de encontro com a dica anterior de compra de propriedades usadas, uma vez que verificar as condições de conservação do imóvel possibilita que você evite gastar um valor alto para fazer reformas e correções de problemas dos mais variados tipos.
Portanto, é importante realizar uma vistoria cautelosa em todos os cômodos do imóvel para verificar possíveis problemas.
E isso deve acontecer também em propriedades novas, pois durante o processo de construção falhas podem acontecer, caso a empresa responsável não tenha uma boa reputação ou experiência no mercado.
Dê preferência por áreas com valorização no futuro ao investir em imóveis
Esta é uma dica que vale tanto para imóveis prontos quanto para terrenos.
Optar por regiões que estejam em crescimento ou que possam passar por uma grande expansão pode proporcionar um ótimo ganho tanto em relação ao aluguel quanto à venda do imóvel.
Um dos fatores que favorecem esse processo é a expansão das cidades para suas zonas periféricas, que oferece um excelente local para investimentos e bons negócios, principalmente se houver bastante movimento de pessoas e comércios no local.
Use a razão e procure agir com segurança quando for investir em imóveis
Agir de maneira impulsiva em alguns casos pode gerar bons resultados, mas normalmente a melhor alternativa é tomar decisões racionais, ou seja, pensar bem antes de escolher o que comprar.
Um fator que deve ser considerado é o lucro que o imóvel será capaz de oferecer, independente da localização que esteja inserido (bairros planejados, bem desenvolvidos ou com altas chances de valorização).
Portanto, fazer o planejamento e uma projeção de modo a verificar se algo se trata ou não de um negócio lucrativo é a chave para que a transação seja bem-sucedida.
Neste texto você conferiu cinco dicas para auxiliar a todos que desejam investir em imóveis.
Siga esses passos e realize um investimento com segurança!
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.