Veja neste artigo como a pandemia do Coronavírus tem impactado o setor da construção civil e entenda como isso te afeta.
Desde o início de 2020, um grande impacto na construção civil vem sendo sentido em todo o país, devido à pandemia de COVID-19.
E toda essa situação fez com que o setor fosse um dos mais atingidos pela crise na economia propagada por todo o mundo.
Com isso, uma grande queda no índice de desenvolvimento nos mais variados ramos foi sentido, em um momento em que se acreditava haver um fortalecimento.
Assim, este post foi criado para que seja possível explicar com mais detalhes todas as implicações que a proliferação do vírus causou na construção civil.
Quer descobrir todos os impactos sofridos até o momento atual? Então continue a leitura deste conteúdo até o final!
Paralisação de empresas durante o isolamento
Nos momentos de pico da proliferação do vírus, principalmente durante os primeiros meses de 2020, muitas empresas não essenciais foram obrigadas a paralisar seus serviços, a fim de evitar o risco de contágio.
Esse lockdown fez com que problemas gigantescos acontecessem em diversas áreas, como é o caso da construção civil, que teve muitas obras prejudicadas.
As paralisações fizeram com que, não somente os empreendimentos dessem uma pausa, mas também que as fábricas de produtos fundamentais, como tijolos, argamassa, cimento e etc. deixassem de produzir.
Essa medida foi importante para evitar que os trabalhadores responsáveis pela produção ficassem livres do risco de contágio, assim como foi determinado para toda a população.
A interrupção da fabricação destes e outros itens fez com que houvesse atrasos no fornecimento dos mesmos e, por consequência, na finalização e entrega das obras.
Crescimento e paralisação das obras de construção civil
O setor de construção civil sofreu com vários anos consecutivos em queda no lançamento de novos empreendimentos e também na procura por imóveis.
Mas durante o ano de 2020, a estimativa foi que houvesse um aumento, o qual não seguiu adiante devido à chegada do coronavírus no país.
E isso fez com que, assim como já mencionado, uma brusca paralisação nesse tipo de serviço ocorresse, prejudicando seu desenvolvimento.
Além disso, cerca de 440 mil postos de trabalho foram fechados neste ramo de atuação, conforme comparado ao mesmo período em 2019, segundo informado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
Portanto, em uma tentativa de se preparar para o que viria, as construtoras adiaram o lançamento de projetos e até mesmo engavetaram alguns que estavam para dar início.
Desta forma, muitos trabalhadores foram desligados de seus cargos, a fim de que se cumprissem todas as normas de segurança estabelecidas.
E os impactos da pandemia em 2021?
Mesmo com todos estes problemas, paralisações e atrasos na entrega de itens essenciais para a construção, a procura por imóveis se mantém relativamente alta.
Ou seja, bons resultados têm sido obtidos durante o primeiro semestre de 2021, possibilitando um crescimento satisfatório neste ramo.
E isso vem acontecendo desde o segundo semestre de 2020, momento em que o mercado vem se recuperando discretamente da crise na saúde.
Um dos fatores que possibilitou esse crescimento foi a queda nas taxas de juros, que permitiu a prática de preços mais baixos, mesmo tendo um aumento no custo de insumos para as obras.
Além disso, o surgimento de novos programas habitacionais lançados pelo governo serviu como um incentivo para que o mercado obtivesse novamente seu equilíbrio.
Desta forma, tanto a população quanto as empresas responsáveis pelas obras conseguiram realizar uma boa movimentação nesta área.
A imposição do isolamento social e o crescimento no planejamento de Home Office fez com que a busca por imóveis com uma melhor estrutura também aumentasse durante este período.
Muitos empreendimentos também foram projetados para que os momentos de lazer dos moradores ficassem restritos às suas áreas comuns, oferecendo maior conforto nesta época em que ficar em casa é a escolha mais adequada.
O crescimento em 2021 no setor em tempos de pandemia
Todas as informações aqui descritas fazem com que seja possível notar que existe uma expectativa otimista para uma melhora na construção civil em 2021.
E um dos pontos que levam a essa crença, é o fato de que mesmo tendo insumos com preços elevados, uma situação preocupante pode ser facilmente contornada.
Basta definir uma boa gestão que forneça estratégias e controle de tudo o que é necessário para o correto andamento das construções.
Além disso, as empresas responsáveis estão, cada vez mais, apostando no uso da tecnologia em suas obras, de modo a otimizar todo o processo e garantir que haja qualidade na produção com um tempo menor para sua conclusão.
O investimento nestes novos processos permite ainda que se consiga custos mais baixos, o que pode gerar inúmeras oportunidades neste ano, tanto para empresas quanto para a população interessada na compra.
Nossos empreendimentos durante a pandemia
Como já mencionado em outros momentos deste post, o mercado da construção civil tem passado por um grande impacto em diversos sentidos.
Devido a esse problema, materiais como cimento, pisos, tijolos, etc., ou seja, toda a cadeia produtiva sofre com atrasos.
E isso acontece principalmente porque se um funcionário contrai COVID-19, a fábrica inteira precisa ser paralisada, a fim de minimizar os riscos.
E isso faz com que os atrasos aconteçam, afinal, todos os setores produtivos sofrem com esse problema.
Um bom exemplo dessa dificuldade está no fato de que, geralmente certa quantidade de materiais é encomendada para que se dê prosseguimento à obra.
Porém, por estarem atuando com um volume menor de funcionário na produção, as fábricas acabam não dando conta da demanda exigida e entregando volumes mais baixos.
E isso também é algo capaz de prejudicar de maneira considerável, todas as empresas que atuam com o lançamento de empreendimentos.
No entanto, a RPS Engenharia procura sempre atuar com a entrega dentro do prazo estipulado em contrato.
Desta forma, é possível atender e respeitar tudo o que foi determinado previamente, de modo que os clientes não se sintam prejudicados com os impactos que a crise está causando.
Caso você queira entrar em contato com nossos consultores para saber mais informações sobre este assunto ou então sanar quaisquer dúvidas, não deixe de acessar nosso site!
Caso tenha alguma dúvida, comente aqui embaixo que te ajudaremos. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.