Primeiramente, você sabe exatamente o que é SFH?
Bem, ele se trata de um sistema bastante comum no Brasil para aquisição de imóveis próprios e no decorrer deste texto você terá acesso a diversas informações que lhe ajudarão a compreender melhor o que é SFH e como esse sistema funciona, além de muitos outros dados relacionados à compra de imóveis no Brasil.
Atualmente no Brasil são dois os principais sistemas de financiamento: SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) e SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Este último é um dos mais utilizados devido às tarifas de juros mais baixas e é sobre ele que iremos falar hoje.
1. SFH – Sistema Financeiro da Habitação – saiba mais sobre ele
Em primeiro lugar o SFH tem por objetivo proporcionar benefícios às pessoas com baixa renda, pois os juros aplicados neste sistema são menores que os utilizados em outros tipos de financiamento.
Nesse sentido, além dos juros baixos, o SFH também tem outra vantagem: possibilitar o uso em três diferentes finalidades, que são a aquisição, manutenção ou até mesmo construção de imóveis.
O Programa Minha Casa Minha Vida integra o SFH e é mais uma oportunidade para que pessoas que tenham até uma determinada renda, consigam realizar esse sonho.
2. Como o SFH funciona?
Existe uma série de regras que podem limitar a participação dos compradores no SFH, fazendo com que a aprovação ou não da concessão do financiamento se torne possível.
Uma dessas regras está relacionada ao valor máximo para o mesmo, que não poderá ultrapassar 80% do preço da propriedade de interesse, a qual precisará ser menor que R$1,5 milhão.
Algumas tarifas também poderão ser aplicadas, como as que você verá na lista a seguir:
- tarifa mensal para gerenciamento do contrato, que é equivalente a R$25,00;
- seguro por morte ou invalidez, que deve ser pago a cada mês junto ao financiamento, a fim de garantir a quitação da dívida, caso o comprador venha a falecer;
- seguro contra danos físicos ao imóvel, que tem seu valor com base no preço do mesmo e concede uma indenização, caso este venha a sofrer alagamentos, desmoronamentos ou incêndios
Estas taxas e seguros são exigidas pelos bancos como um dos critérios de aprovação do crédito e são fundamentais para que o processo tenha início.
Os bancos ainda analisam a renda do comprador, para verificar se o financiamento poderá ser aprovado.
A quantia de cada parcela não poderá ser maior do que 30% da renda mensal do interessado.
Para facilitar essa aprovação, o interessado tem até 30 anos para conseguir quitar a dívida contratada, fazendo com que o custo com cada prestação fique menor.
Agora com relação aos juros aplicados pelas instituições financeiras, estes não poderão ultrapassar a tarifa de 12% ao ano.
3. Quais compradores podem ter direito ao SFH?
Tendo já em mente o que é o SFH e como se dá seu funcionamento, é o momento de descobrir quais compradores poderão solicitar o benefício.
Existem alguns critérios que são levados em consideração para que haja a autorização desse crédito. Veja quais são eles na lista a seguir:
- ser brasileiro, ter a naturalização ou o visto definitivo para residência no país;
- não ter nenhum tipo de restrição no nome em instituições de proteção ao crédito;
- possuir uma renda mensal suficiente para a quitação das prestações;
- ter idade superior a 18 anos ou conseguir a emancipação após os 16 anos.
Outro critério avaliado é a intenção de compra, pois devido ao método visar o benefício de aquisição da propriedade, a casa não poderá ser posta a aluguel para outra pessoa, assim como não poderá ser utilizada para fins comerciais.
O comprador tem a chance de recorrer ao FGTS para a obtenção do imóvel desde que ele trabalhe a, pelo menos, três anos sobre o regime do FGTS.
Ele também não pode ter nenhum outro financiamento SFH no Brasil e que não tenha outro imóvel urbano, mesmo que em construção.
Porém, para ter seu financiamento aprovado, o comprador precisará passar por algumas etapas que devem ser cumpridas, sendo que a primeira delas é a autorização de cadastro e crédito.
Por esse motivo, é muito importante fazer uma simulação em diferentes bancos, para conhecer as tarifas de juros e possibilidades de compra.
O próximo passo é entregar os documentos e contratos e avaliar se o imóvel atende às condições determinadas para a aprovação.
Tudo isso será fundamental para que haja um bom planejamento relacionado à aquisição do imóvel próprio.
4. Que tipo de imóveis o Sistema Financeiro de Habitação engloba?
Contudo, não são todos os imóveis que poderão ser adquiridos através da utilização do SFH.
Algumas características precisam ser levadas em consideração, conforme descrito na lista a seguir:
- ser residencial e estar em uma área urbana;
- ter registro no cartório de competência;
- não ter financiamento anterior com o FGTS nos últimos três anos, independente se durante a construção ou aquisição;
- preço igual ou inferior ao que as regras determinam;
- precisa estar localizado no mesmo município onde o comprador trabalhe ou onde resida a, pelo menos, um ano.
Por fim, neste post você pôde compreender melhor o que é SFH, como ele funciona, quem pode utilizar esse benefício e quais imóveis fazem parte do programa.
Caso tenha surgido alguma dúvida, deixe o seu comentário para que possamos te ajudar! Siga a RPS no Facebook e Instagram para acompanhar todas as novidades.