Está prestes a realizar a compra do primeiro imóvel? Confira como o Casa Verde e Amarela pode te ajudar a conquistar seu novo lar.
O CVA, como é chamado, é um programa habitacional do Governo Federal que permite que famílias de baixa renda tenham acesso à casa própria, fornecendo subsídios e melhores juros para que isso aconteça de maneira mais fácil.
Mas, para entender um pouco melhor, vamos te contar as principais vantagens de adquirir o seu primeiro imóvel utilizando o Casa Verde e Amarela. Acompanhe:
Utilizar o FGTS para comprar 1º imóvel com o Casa Verde Amarela
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado tanto na entrada do financiamento, quanto para amortizar parcelas.
Contudo, para que ele possa ser utilizado, é necessário que o comprador não tenha nenhum outro financiamento em seu nome junto ao Sistema Financeiro de Habitação.
Leia também: Primeiro passo para conseguir um financiamento imobiliário
Além disso, é necessário estar há 3 anos de carteira assinada e que o imóvel seja na mesma cidade do trabalho.
Mas, para muitas famílias, o FGTS auxilia bastante durante a compra de sua primeira moradia própria.
Faixas de renda para financiamento do 1º imóvel
Para as famílias que sonham em ter uma casa própria mas que não tiveram seus financiamentos aprovados por outros bancos, o Casa Verde e Amarela pode possibilitar o acesso ao 1° imóvel de maneira mais facilitada.
Isso porque, o programa oferece subsídios para diferentes faixas de renda e juros compatíveis com ela, contribuindo para que as parcelas de fato caibam no bolso das famílias.
Portanto, se você está dentro das faixas abaixo pode tentar seu financiamento:
- Faixa 1: Renda mensal de até 2 mil reais, subsídio de até R$45mil, juros de até 5% ao ano.
- Faixa 2: Renda de até 4 mil reais, subsídio de até R$29 mil, juros de até 7% ao ano.
- Faixa 3: Renda de até 7 mil reais, juros de até 8,16% ao ano e sem subsídios.
Mais tempo para parcelar o financiamento
O Casa Verde e Amarela também trabalha com parcelamentos mais longos, de maneira que o comprador do imóvel tem até 420 meses, ou seja, 35 anos para quitar o imóvel.
Portanto, para aqueles que estão iniciando a compra de sua primeira residência, saber que terá bastante tempo para pagar pode ser um alívio.
Ademais, o Governo Federal emite, com frequência, possibilidade de utilização do FGTS para quitar parcelas em atraso ou não, o que contribui para que durante o período das parcelas você já tenha saldo (caso tenha usado para dar entrada) e consiga adiantar o pagamento.
Leia também: Como aumentar suas chances de aprovação no financiamento de imóvel
Menos burocracia para financiar 1º imóvel
Ao comprar o primeiro imóvel, é muito comum termos insegurança sobre o processo e, quanto mais burocrático ele for, maior será o trabalho e o nosso medo de iniciar o processo.
Como o CVA está diretamente ligado à Caixa, a burocracia é bastante menor, sendo que para iniciar o seu financiamento somente são necessários os seus documentos pessoais e comprovante de renda.
Ademais, caso o comprador seja correntista o processo fica ainda mais facilitado graças ao histórico financeiro disponível no banco.
Além disso, o CVA disponibiliza aos financiadores descontos e subsídios para as taxas de cartório relacionadas aos trâmites de compra e venda, facilitando ainda mais o processo.
Agora que você já entendeu como é mais fácil realizar a compra do seu primeiro imóvel utilizando a Casa Verde e Amarela, reúna os seus documentos e vamos realizar esse sonho!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.