Saiba mais sobre o revestimento 3D, uma tendência de decoração que tem conquistado muita gente pela sua facilidade de aplicação.
Você já conhece a técnica de revestimento 3D, algo que é totalmente capaz de proporcionar estilo, personalidade e sofisticação ao ambiente?
Ele pode desenvolver efeitos tridimensionais através da utilização de materiais específicos, oferecendo mais ornamentação, por meio de diferentes tipos de relevo.
Quer saber tudo sobre essa grande tendência de decoração, aproveitando para descobrir como utilizar o revestimento 3D em seu projeto de reforma?
Então continue a leitura deste post até o final e veja quais são as dicas selecionadas especialmente para lhe ajudar nesse sentido!
O que é o revestimento 3D e como aplicá-lo?
O revestimento 3D nada mais é do que um compilado de placas, as quais são capazes de formar painéis tridimensionais com alto ou baixo relevo.
Elas acrescentam outras dimensões às superfícies em que são afixadas, de modo a desenvolver um efeito visual bastante interessante e característico.
Essas placas podem ser encontradas em diferentes materiais, como alumínio, azulejo, bambu, cimento, gesso, madeira ou MDF, podendo conter diferentes formatos ou volumetrias.
Quanto às cores existentes, as que são mais tradicionais e que podem ser facilmente encontradas no mercado são aquelas em branco ou em diferentes tonalidades de cinza.
Agora quanto à sua aplicação, saiba que ela pode ser colocada nas paredes, muros ou até mesmo no teto, sendo uma alternativa extremamente versátil de decoração.
E o revestimento 3D pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, mas vale ficar atento a locais muito úmidos, como os banheiros.
Nestas partes da casa, as placas de gesso não são as mais recomendadas, pois costumam ser menos resistentes que as demais. E o mesmo cuidado vale para a cozinha.
O ideal para estes dois pontos seria as placas de azulejo, deixando as de gesso para sala e quartos, tendo cautela também no que se refere à aplicação, que deve ser proporcional.
Para isso, considere as dimensões que o cômodo possui, de modo a evitar que fique sobrecarregado com efeitos de volumetria que causem pouca harmonia.
Assim, confira algumas dicas importantes que poderão ajudar a entender como deve ser a aplicação nos diferentes cômodos de sua residência.
Revestimento 3D em cada cômodo da casa: como aplicar você mesmo
Quartos
Se você já se cansou dos papéis de parede ou da decoração tradicional dos quartos de sua residência, saiba que apostar no revestimento 3D pode ser uma ótima saída para mudar as texturas e modernizar o local.
Neste caso, vale a pena harmonizar o estilo das placas com o definido no cômodo, utilizando a iluminação para que se tenha o melhor dos efeitos tridimensionais que elas oferecem.
Sala
Agora se seu desejo é instalar o revestimento 3D na sala, tenha em mente que é preciso considerar a quantidade de móveis que possui por lá, afinal as dimensões destes costumam ser maiores, como rack e sofás.
Neste caso, o mais indicado é fazer a instalação do revestimento na parede com menos itens, para que seja possível causar um efeito mais harmonioso e permitir que você consiga um descanso visual.
Banheiro
Um dos principais pontos para instalação do revestimento 3D no banheiro, é ter em mente que ele precisa ser aplicado de modo a proporcionar uma maior amplitude do espaço.
Mas para que isso de fato aconteça, é fundamental que as placas tenham uma dimensão proporcional ao tamanho existente no banheiro ou lavabo.
E tenha ainda em mente que, como já mencionado, os materiais mais adequados para se colocar em pontos úmidos são os de azulejo ou PVC, evitando o uso de gesso, madeira, etc..
Cozinha
Para a cozinha, vale se apropriar da mesma dica fornecida para a instalação no banheiro: evitar materiais como gesso e madeira, e optar por aqueles que tenham maior resistência à umidade.
E outra dica já citada é apostar na colocação da placa em uma parede que contenha poucos itens, de modo a não sobrecarregar o ambiente, permitindo que se realce ainda mais o efeito 3D.
Área de lazer
Tendo uma área de lazer aberta, é muito importante dar preferência aos materiais mais resistentes às intempéries e à umidade, afinal o revestimento ficará exposto o tempo todo.
Levando essa informação em consideração, basta escolher o formato que melhor harmonize com sua decoração nesta parte da casa.
Aplicando a iluminação de modo a favorecer seu revestimento 3D
Você já sabe que o revestimento 3D pode oferecer muita elegância aos ambientes, mas uma forma de valorizar ainda mais o efeito visual é apostar em um novo projeto de iluminação.
Você pode instalar um spot na parte central do teto, posicionando as lâmpadas de modo a iluminarem de maneira direta às placas, o que permite valorizar as diferentes formas que ficarão em sua parede.
Uma outra dica interessante é se divertir com diferentes cores de luzes, harmonizando cada uma delas com a proposta que o cômodo fornece.
Por exemplo: se o local for mais intimista, as luzes quentes podem cair bem e, para um ambiente de convívio mais aceso e estimulante, aposte na mescla com luzes frias.
Quais os benefícios de apostar na aplicação de revestimentos 3D?
Apostar no revestimento 3D pode proporcionar uma série de benefícios, como o fato de ser uma alternativa versátil, que oferece muito estilo e sofisticação.
Além disso, essas placas costumam ser bastante resistentes, contam com um excelente custo benefício e também são de fácil manutenção.
Porém, estas são apenas algumas das vantagens existentes. Veja outras delas na lista a seguir:
- maior possibilidade de brincar com os formatos, permitindo que se tenha efeitos bastante originais e exclusivos, usando e abusando da criatividade;
- ao escolher a placa no material adequado para o cômodo, elas poderão ser bastante duráveis e resistentes, contribuindo inclusive para que se previna infiltrações;
- sua manutenção e instalação são bastante simples e podem ser feitas por você, desde que haja antes uma preparação adequada das paredes;
- o custo benefício é excelente, principalmente ao considerar que se trata de algo durável, bonito e estiloso. Mas é claro que, alguns tipos de materiais poderão ter um preço mais elevado em relação a outros, o que não deixa de ser uma ferramenta positiva para decoração.
No decorrer deste post você pôde conhecer mais sobre o revestimento 3D, uma das mais novas tendências de decoração. Além disso, foi possível entender como escolher as melhores alternativas para cada ambiente da casa.
Coloque estas dicas em prática e veja como seu lar vai se tornar ainda mais aconchegante e belo, enchendo os olhos dos moradores e visitantes, sempre que estes entrarem no local.
Caso tenha surgido alguma dúvida sobre este conteúdo, não deixe de enviar seu comentário!
Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.