Ter plantas para cultivar dentro de casa pode ser uma ótima opção para gerar diversos efeitos e, as suculentas de sombra podem ser as mais indicadas para os espaços internos.
Assim, se você vive em um apartamento que não recebe uma grande quantidade de luz solar mas quer levar um pouco da natureza para os cômodos, saiba que existem inúmeras espécies para escolher.
E ao longo deste post separamos dez diferentes tipos de suculentas de sombra para você cultivar dentro de casa, além de algumas dicas de cuidados que se deve ter para que elas sobrevivam e fiquem sempre belas. Confira!
O que saber sobre as suculentas?
Em geral as suculentas são plantas que necessitam de sol ou pelo menos de muita claridade para que sobrevivam e continuem sempre bonitas.
Porém, elas também conseguem se adaptar aos mais diferentes ambientes, inclusive em locais com sombra, bastando para isso apenas fornecer alguns cuidados específicos.
Assim, o primeiro deles é permitir que haja alguma iluminação, por menor que seja, para que elas consigam realizar com eficiência a fotossíntese.
E uma maneira de notar que elas estão precisando de fato da luz do sol, é quando suas folhas começam a perder aquela tonalidade de verde mais intenso.
Além disso, quando elas começam o processo de estiramento, ou seja, de permitir que suas hastes cresçam de forma desproporcional em busca da iluminação solar, também pode ser um indicativo de que há falta desse componente.
Então deixá-las próximas às janelas ou sacadas de seu apartamento costuma ser uma boa solução para evitar esse problema, assim como cuidar durante o cultivo, para que o solo esteja sempre muito bem drenado, reduzindo as chances de fungos e infestações de insetos.
Ter ainda uma regularidade com relação aos períodos de irrigação também é algo fundamental, e que contribui de maneira considerável para que elas tenham sempre uma boa saúde.
Conheça os tipos de suculentas de sombra
Bem, depois de descobrir mais sobre os principais cuidados que se deve ter para cultivar uma suculenta em ambientes internos, é o momento de saber quais são as nossas dez sugestões.
Confira cada uma delas na lista a seguir:
- #1 – espada-de-São-Jorge: com a necessidade de pouca manutenção, a espada-de-São-Jorge pode ser uma das melhores escolhas para ambientes internos, pois possui um visual bastante peculiar e é muito resistente;
- #2 – planta-jade: esta é na verdade um tipo de arbusto suculento que tem a capacidade de chegar a 1,8m, com muita resistência e com fácil manutenção. Ideal para ambientes com pouca luz, mas para ver sua florada, é preciso expor à iluminação solar. Ela é perfeita para quem está começando o cultivo destas espécies;
- #3 – flor-da-fortuna: com florada em cores vermelhas, rosas, amarelas ou laranjas, a flor-da-fortuna é relativamente pequena (cerca de 30cm) e sua floração costuma durar pela maior parte do ano;
- #4 – zebra: esta é uma planta de origem africana, que possui folhas eretas e multicoloridas, apresentando “estrias” brancas em seu lado exterior, gerando um efeito “zebra”. São muito resistentes e sobrevivem bem em locais de meia-sombra;
- #5 – espadinha: esta é uma variação em miniatura da espada-de-são-jorge. Sua principal característica é a formação de pequenas flores com formas e colorações diferentes;
- #6 – lança-de-São-Jorge: esta é uma planta relativamente rústica e que possui características esculturais, sendo muito indicada para ornamentar ambientes internos;
- #7 – cacto macarrão: este é um tipo diferente de cacto, embora os cuidados que se precisa ter com ele sejam os mesmos que os das outras espécies. Ele produz pequenos frutos, capazes de atrair pássaros durante o verão e pode ser uma ótima opção para combinar com orquídeas, samambaias e bromélias;
- #8 – colar de rubi: esta é uma espécie que requer o cultivo próximo a um local bem iluminado, como sacadas e janelas, embora não necessite de iluminação plena para florescer e se desenvolver;
- #9 – Portulacaria Afra: esta espécie se dá muito bem tanto em locais com sombra quanto com iluminação direta e pode ser uma boa alternativa para cultivo como bonsai, sendo parecida com a planta jade, embora com folhas pequenas e mais delicadas;
- 10 – rabo de burro: esta é uma suculenta pendente originária do México e que fica muito bem em ambientes internos. Seu ramo pode crescer até chegar a 1m de comprimento, deixando a decoração ainda mais interessante.
Você conhece algum outro tipo de suculenta de sombra para cultivar dentro de casa que não esteja listada neste post? Então aproveite nossa seção de comentários para falar sobre ela ou para tirar suas dúvidas em relação a esse conteúdo!
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.