Ovos de chocolate e coelho, eis dois símbolos da Páscoa que logo que nos remetem a essa época do ano. Mas você sabe o porque deles ocuparem esse lugar? Vem descobrir as origens com a gente.
Embora sejam dois símbolos da Páscoa que estamos acostumados a ver desde a infância, de onde será que surgiu os ovos de chocolate e os coelhinhos da páscoa?
Bem, essa é uma pergunta com diversas respostas, mas que podemos nos atentar a algumas das principais histórias contadas.
Coelhinho da Páscoa
A representatividade do coelho da páscoa está atrelado a duas histórias diferentes:
Na primeira, temos a utilização do animal como símbolo da fertilidade e vida nova, um pouco do significado da Páscoa, trazida da Alemanha que já cultivava esse hábito desde o século XVI, e que chegou às Américas no século XIX.
Já a segunda, está relacionada à ressurreição de Cristo, uma vez que Maria Madalena teria ido ao seu sepulcro no domingo de manhã para ungir seu corpo com alguns materiais.
Ao chegar até lá, encontra o local entreaberto e dentro dele, um coelho, que passa a ficar responsável por contar às criancinhas da ressurreição de Cristo, levando os ovos de chocolate, uma vez que foi o primeiro ser vivo a presenciar o milagre.
Ovo de chocolate
Na antiguidade, os Romanos acreditavam que o universo era oval, e na idade média alguns acreditavam que o mundo teria eclodido de uma casca de ovo, mostrando como o ovo era um símbolo de vida e renascimento em diversas culturas através do tempo.
Então, por algum tempo existiu o hábito de se presentear uns aos outros com ovos de galinha, o que não se sabe ao certo se foi um hábito chinês ou persa.
Contudo, durante o equinócio de primavera, que para os brasileiros é o de outono, existia uma festa pagã na europa que celebrava o fim do inverno e os ovos eram trocados em comemoração, todos bem decorados.
Então, com tamanho simbolismo em diversos povos e a proximidade do equinócio à semana santa, a Igreja Católica passou a considerar o ovo como um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.
No entanto, eles se transformaram em chocolate no século XIX na França, e passaram a fazer parte da comemoração da Páscoa por todo o mundo.
Agora que você já conhece toda a história dos coelhinhos da Páscoa e dos ovos de chocolate, para quem você pretende contar essas histórias acompanhadas de um delicioso ovo?
Acesse o site da RPS e encontre a casa perfeita para você. Veja mais artigos como este no Blog da RPS e siga-nos no Instagram e Facebook.